Com fama de qualidade ruim, Chery tenta conquistar consumidores brasileiros

No ano passado, a cada 19 veículos da Chery emplacados um proprietário registrou reclamação na internet

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SÃO PAULO – Na última quinta-feira (28), a montadora chinesa Chery inaugurou em Jacareí (SP), a primeira fábrica da companhia fora da China e a primeira da indústria automotiva chinesa a se instalar no Brasil.

Porém, antes de atingir o objetivo de ocupar 3% do mercado nacional entre 2017 e 2018 – por enquanto, a companhia tem 0,35% do mercado brasileiro –, a montadora vai precisar se empenhar para conquistar os consumidores. A marca não tem uma fama muito boa em relação à qualidade dos seus veículos.

Basta dar uma pesquisada na internet sobre reclamações de clientes que é possível perceber a dor de cabeça que é ter o carro hoje em dia. No site Reclame Aqui, por exemplo, a Chery recebeu nota 2,05, de 10, dos consumidores e está classificada como uma empresa “Não Recomendada”. Já no site Reclamão, foram registradas 86 reclamações, com somente 23 solucionadas.

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Um consumidor do Rio de Janeiro relata que o seu carro rodou 40.147 km, mas parou de andar pois teve desgaste da embreagem e amortecedor dianteiro. Além disso, a montadora demorou um mês para conseguir novas peças e realizar o conserto. Outro cliente de Campinas (SP) registrou problemas de barulho e nos freios em um veículo da marca que rodou 23.000 km.

No ano passado, segundos dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e do Reclame Aqui, a cada 19 veículos da Chery emplacados um proprietário registrou reclamação na internet.

Quando questionado sobre o que a montadora pretende fazer em relação à impressão ruim que os brasileiros têm com carro, o vice-presidente da Chery, Zhou Biren, afirmou que entende o ponto de vista dos consumidores e que a empresa pretende mostrar a sua qualidade e credibilidade para o mercado.