CEO da BlackBerry não sabe se empresa voltará a ser uma das líderes do mercado

A fabricante de smartphones perdeu competitividade depois que os consumidores foram atraídos pelos iPhones, da Apple, acredita John Chen.

Bloomberg

Publicidade

São Paulo – O CEO da BlackBerry, John Chen, afirmou há pouco que está trabalhando para estabelecer a retomada da companhia aos trilhos do crescimento, mas admitiu que não sabe de conseguirá reconduzir a empresa ao topo do mercado.   

“Eu estou confortável com as condições da empresa, de como conseguimos nossa tecnologia, nossos negócios, as margens, o canal de distribuição e os novos produtos que estão saindo”, disse Chen em entrevista à TV Bloomberg. “Se a recuperação será expressiva o suficiente para que a empresa se recupere, precisamos esperar”, acrescentou. 

A fabricante de smartphones, cujos usuários uma vez chamaram seus dispositivos de CrackBerrys porque eles eram tão viciantes de usar, perdeu competitividade depois que os consumidores foram atraídos pelos iPhones, da Apple. 

Continua depois da publicidade

As vendas globais da BlackBerry devem cair quase 50% neste ano, para aproximadamente 9,7 milhões de smartphones, de acordo com uma previsão da IDC. Segundo Chen, não há propostas de aquisição na mesa da companhia. 

Desde que assumiu o comando da companhia, em novembro do ano passado, o executivo conquistou os investidores com uma estratégia de recuperação que incluiu a redução de custos, por meio da venda de mais de uma propriedade da empresa no Canadá, e da receita de seu serviço de mensagens instantâneas, o BBM, que compensou a queda das vendas dos aparelhos.