Carros seminovos: os veículos que mais valorizaram e desvalorizaram em 2020

Levantamento da KBB mostra que o impacto da pandemia no mercado de automóveis causou uma valorização nos preços dos carros com alguns anos de uso no Brasil

Allan Gavioli

(Divulgação/Toyota)

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SÃO PAULO – Nenhum comprador gosta de ver os bens adquiridos tendo seus valores depreciados. Porém, com automóveis, essa é uma realidade praticamente inevitável. Os carros desvalorizam rapidamente – alguns mais, outros menos. Neste ano, porém, a situação pode ser diferente.

O ano de 2020 vai ficar marcado para sempre na indústria automotiva. A crise gerada pela pandemia impactou diretamente as vendas de carros novos no Brasil. Em abril, essa indústria observou a pior retração nos números de venda desde 1999.

Os preços não se ajustaram à demanda desaquecida. Entre janeiro e outubro de 2020, o tíquete médio de quatro dos cinco veículos mais vendidos no Brasil no ano subiu, segundo a Kelley Blue Book (KBB), empresa especializada em pesquisa de preços de veículos. Por exemplo, o Volkswagen Gol foi o carro que teve o maior aumento de preço no período, com uma alta de 16,9% nesses nove meses.

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Com o aumento de preços para os modelos 0 km, houve uma maior demanda pelo mercado de carros seminovos. E inclusive, a valorização de alguns modelos.

Um estudo da KBB confirma que existe uma correlação entre os fortes aumentos de preços de carros 0 km em 2020 e a consequente valorização de modelos seminovos, sobretudo quando falamos de modelos mais recentes. Os 10 veículos seminovos que seriam os “menos” desvalorizados tornaram-se, neste ano, os mais valorizados.

A KBB vem acompanhando essa variação de preços de veículos novos, seminovos e usados mensalmente por meio do “Monitor de Variação de Preços”. A ferramenta permite uma comparação do preço de revenda entre os veículos em todos os meses do ano.

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Para avaliar a valorização dos modelos usados, a KBB estabeleceu o preço médio do carro 0 km em janeiro e o preço médio de revenda do mesmo modelo seminovo em dezembro. A lista considera apenas os veículos que cumpriram estes 12 meses de mercado, e com ano modelo 2020.

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O Toyota RAV-4 2020 seminovo, por exemplo, é vendido em dezembro com média de 12,47% de valorização em relação ao preço do carro 0 km de janeiro, segundo o preço praticado pelos lojistas. Ou seja, em média, ele é vendido seminovo mais caro do que seu preço original 0 km do começo do ano.

Primeira posição do ranking, o preço KBB desse SUV de luxo em janeiro estava abaixo dos R$ 200 mil. Hoje, o modelo 0 km está custando R$ 241 mil no site oficial da Toyota. Já os preços dos seminovos flutuam entre R$ 200 mil e R$ 230 mil.

Os 10 carros seminovos que mais valorizaram em 2020

A tabela evidencia que a maior valorização é mais comum entre modelos premium – caso dos automóveis de Mercedes-Benz, Audi e BMW. Alguns desses veículos também são importados. Os preços dos veículos trazidos de fora acompanhou a valorização do dólar durante 2020, o que gerou uma demanda maior por unidades já utilizadas.

Marca/Modelo

Variação de preço (Jan/Dez)

Toyota RAV-4

12,47%

Mercedes-AMG GT

8,52%

BMW M2

7,38%

Mercedes-AMG G 63

7,23%

Mercedes-Benz GLE

6,58%

Volkswagen Tiguan Allspace

6,16%

Mercedes-Benz Classe A Sedan

5,95%

Mercedes-AMG C 63

5,49%

Audi Q3

3,37%

Land Rover Range Rover Vogue

2,70%

Valorização dos carros seminovos de até R$ 200 mil

A KBB ainda realizou um outro recorte para avaliar com mais profundidade a valorização dos carros seminovos no Brasil. A KBB limitou essa segunda análise a veículos cujo valor 0 km em janeiro de 2020 era de, no máximo, R$ 200 mil, com o intuito de excluir da lista modelos importados muito caros.

Mesmo com o novo recorte, o fenômeno observado na lista original se manteve entre os carros seminovos: houve valorização nos veículos dessa categoria vendidos, comparando seu valor em dezembro ao valor do 0 km praticado em janeiro.

Marca/Modelo

Variação de preço (Jan/Dez)

Toyota RAV-4

12,47%

Volkswagen Tiguan Allspace

6,16%

Mercedes-Benz Classe A Sedan

5,95%

Audi Q3

3,37%

Toyota Hilux

3,19%

BMW Série 3

2,05%

Chevrolet Onix

1,84%

Peugeot 3008

1,54%

JAC IEV40

1,49%

Mitsubishi Outlander

0,36%

O carro mais vendido do Brasil também valorizou

Embora a lista dos mais valorizados conte principalmente com carros importados e de luxo, um modelo popular também se destacou no segundo recorte da KBB: o Chevrolet Onix 2020 seminovo teve uma valorização de 1,84% em dezembro, em relação ao preço do modelo 0 km praticado em janeiro.

O Chevrolet Onix foi o modelo mais comercializado em 2020 no Brasil. Segundo os últimos dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), compilados até novembro, o modelo vendeu 118.785 unidades no ano.

Os 10 carros seminovos que mais desvalorizaram em 2020

Na outra ponta da tabela, os 10 carros seminovos que mais desvalorizaram neste ano também são quase todos de marcas premium. O destaque negativo fica com o Jaguar XF, revendido em média com -24,6% de desvalorização em comparação com seu preço 0 km de janeiro.

Marca/Modelo

Variação de preço (Jan/Dez)

Jaguar XF

-24,60%

Fiat Weekend

-23,74%

Audi A6

-21,16%

Citroën C4 Lounge

-20,88%

Suzuki Jimny Sierra

-20,29%

Audi A3 Sedan

-19,32%

Mercedes-AMG CLA 45

-18,50%

Mercedes-Benz Classe S

-16,47%

Mercedes-Benz Classe E

-16,19%

BMW Série 7

-15,99%

Desvalorização dos carros seminovos até R$ 200 mil

A KBB também analisou a desvalorização dos modelos seminovos que custavam até R$ 200 mil em janeiro. Esse segundo recorte colocou o Fiat Weekend, que aparecia em 2º lugar dos mais desvalorizados no ano, na primeira colocação. A desvalorização foi de -23,74% para o modelo.

Marca/Modelo

Variação de preço (Jan/Dez)

Fiat Weekend

-23,74%

Citroën C4 Lounge

-20,88%

Suzuki Jimny Sierra

-20,29%

Audi A3

-19,32%

Lexus CT200h

-15,98%

Renault Duster

-15,49%

Renault Logan

-14,42%

Renault Captur

-14,21%

Fiat Grand Siena

-13,99%

Ford Ka Sedan

-13,93%

Metodologia da KBB

O levantamento da KBB só levou em conta automóveis e picapes (excluindo vans e furgões), com ano modelo 2020 e vendidos como 0 km em janeiro deste ano.

A KBB Brasil utiliza análise de dados e big data para produzir os levantamentos de precificação de veículos novos e usados. De acordo com informações da empresa, o processamento dos dados é realizado por um algoritmo alimentado semanalmente por uma base com mais de 800 mil informações de preços, vindas de diferentes fontes do mercado.

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.