Carro voador, limusine, concierge e chefe exclusivo: como será o Terminal VIP do aeroporto de Guarulhos?

Qualquer passageiro terá acesso ao espaço; veja serviços previstos e custo de entrada

Equipe InfoMoney

(Reprodução/ AEPM)

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Com a pandemia de Covid-19 perdendo força, o setor aéreo vem retomando fôlego no céu, com mais passageiros; e em terra, com investimentos robustos em infraestrutura de aeroportos.

Nesta retomada, um projeto recém-anunciado no Brasil se destaca pelo porte, local e soluções que já pensam em um cotidiano conectado por carros voadores, mas com a boa e conhecida personalização de serviços exclusivos que ditam o que é viajar — e bem.

Esta é a realidade prometida pelo novo terminal para passageiros, que será erguido no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP). Ao mercado, o empreendimento diz ser o primeiro VIP da América do Sul.

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Para operar o novo terminal, uma parceria foi firmada entre a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, e a AEPM Brasil, subsidiária da empresa aeroespacial canadense AEPM International.

Com um custo total de R$ 80 milhões, o espaço terá 5.100 m² de área e inauguração prevista para 2023.

Quem poderá utilizar o terminal VIP?

O local será liberado para todo e qualquer passageiro, mas restringirá o público pelo preço de entrada: US$ 150 (cerca de R$ 800 na cotação atual) por pessoa. No futuro, parcerias com cartões poderão ser realizadas, como ocorrem nas salas VIPs de Visa, Mastercard ou American Express.

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O terminal será integrado ao aeroporto e promete tirar do papel um espaço mais sofisticado que chegou a ser pensado ao terminal 3 (voos internacionais) do aeroporto, mas que não prosperou.

O passageiro que estiver no VIP, seja para voo doméstico ou internacional, poderá fazer todo o procedimento pré-embarque, como despachar malas e controle de passaporte, até ser levado para a aeronave.

Os US$ 150 previstos vão custear a entrada ao espaço e a ida do passageiro até a área de embarque. Todos os demais serviços oferecidos serão cobrados separadamente, como engraxar os sapatos ou engomar as roupas, por exemplo. Os valores ainda não foram divulgados.

Independentemente do terminal do voo (1, 2 ou 3) ou do tipo da passagem (se é econômica ou executiva), qualquer cliente, que quiser e puder pagar, poderá ter acesso ao espaço VIP.

A expectativa é de que mais de 100 mil passageiros utilizem anualmente o terminal VIP até 2045.

Por que fazer um terminal VIP?

A AEPM explica que o investimento está sendo feito com foco nos e-VTOLs (aeronaves de decolagem e pouso verticais), que são mais conhecidos como “carros voadores”.

“Vamos ter um ‘vertiporto’ para assim que [os carros voadores] forem homologados possamos oferecer o transfer para outras regiões de São Paulo. Podemos dizer que o investimento vem com a privatização dos aeroportos, pois permite que outros tipos de serviços possam ser oferecidos, como acontece em todo o mundo”.

Após o aval do Tribunal de Contas da União (TCU), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou no começo de junho, o edital e o projeto do leilão da 7ª rodada de aeroportos, que irá transferir Congonhas (SP) e mais 14 terminais para a iniciativa privada.

Segundo Juliano Noman, diretor-geral da Anac, o leilão deve ocorrer em 18 de agosto e será dividido em três blocos. A previsão é atrair R$ 7,2 bilhões em investimentos.

Apesar da pandemia ter influenciado uma série de comportamentos, como o desejo de frequentar locais mais exclusivos e com menos gente, a AEPM afirma que a construção não é reflexo da crise sanitária.

“É uma concessão para os próximos 40 anos. No mundo inteiro existem formas alternativas de passageiros embarcarem: para quem tem pressa, para quem viaja a negócios ou quer mais conforto. O principal é a conveniência que vamos oferecer”, diz, por nota, a empresa, que não informou desde quando o projeto vem sendo desenvolvido.

Segundo Gustavo Figueiredo, CEO da GRU Airport, o novo terminal está alinhado à estratégia de diversificação de serviços e faz parte do crescimento do conceito “aeroporto de negócio”.

“O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, é o pioneiro no mundo, trazendo a experiência de players internacionais para oferecer o que há de melhor neste segmento”, disse.

Serviços especiais

Um vertiporto, que é uma pista exclusiva para carros voadores, consta entre os serviços que serão oferecidos pelo aeroporto VIP.

Também estão no combo o uso de limusines; funcionário para auxílios diversos; área de negócios ergonômica; lounge privativo; espaço infantil à prova de som; área para pets; espaço reservado para fumantes; sala de descanso; serviço de concierge, além de engomadoria (engomar roupas), engraxate Butler e chuveiros de alta pressão.

O terminal terá um chef brasileiro dedicado a pratos da cozinha brasileira; na área de jantar à la carte, comida oriunda de diversos países também será fornecida.

‘’Nosso serviço começa com um motorista que busca nosso hóspede direto do avião em um sedã de luxo. Uma vez no Terminal VIP, um anfitrião dedicado cuida de todas as formalidades necessárias enquanto a pessoa desfruta da hospitalidade do lounge, se prepara para sua reunião de negócios ou próxima viagem,” diz Anita Newcourt, VP Guest Experience da AEPM International.

A infraestrutura do terminal está sendo construída com a visão de mobilidade aérea sustentável e integrada de última geração. Segundo a AEPM, a partir de 2026, os chamados e-VOLTs e táxi aéreos estarão conectando Guarulhos a outras áreas de São Paulo.

O projeto arquitetônico foi concebido pelo arquiteto brasileiro Carlos Rossi. Os usuários terão acesso a salas de reuniões equipadas com tecnologia, sistemas audiovisuais, além de jardim sensorial, um estímulo ao relaxamento antes do voo.