Brasil tem 35% de chances de ser campeão da Copa do Mundo na Rússia

A maior ameaça seria a Espanha, com 19,7% de chances de conquistar a taça e 34,6% de chegar à grande final

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Além de pesquisas e indicadores econômicos, a estatística tem como outra utilidade o cálculo de probabilidades, como as de chances de título das seleções na Copa do Mundo. Esse é o foco do trabalho desenvolvido por Marcelo Leme de Arruda no site Chance de Gol, criado por ele em 1999, com as chances para cada resultado em jogos e competições nacionais e internacionais.

Segundo a projeção dele, o Brasil é a seleção com maior chance de levar o título da Copa do Mundo, com 34,6% de probabilidade. A maior ameaça seria a Espanha, com 19,7% de chances de conquistar a taça e 34,6% de chegar à grande final, embora a troca de técnico de última hora não esteja considerada nos cálculos, por exemplo.

Leia também: Jogadores brasileiros receberão US$ 1 milhão por vitória na Rússia

Continua depois da publicidade

“No caso da Copa, levamos em consideração os resultados de todas as seleções do mundo nos últimos quatro anos, considerando jogos oficiais e Datas-Fifa. Nos amistosos fora das Datas-Fifa não temos garantia de que as equipes usarão os times principais, então deixamos de fora”, explicou Arruda durante o seminário “A estatística aplicada aos esportes”, realizado em 8 de junho, na Ence (Escola Nacional de Ciências Estatísticas). 

“Calculamos a probabilidade de cada time ganhar e do empate. Faço isso para cada jogo e um programa faz essa simulação 10 mil vezes para toda a Copa e vemos os resultados, quantas vezes cada time terminou em cada posição”, completou.

Os dois maiores azarões na competição, por sua vez, seriam Panamá e Coreia do Sul, com apenas 1,1% e 1,3% de probabilidade de passarem da fase de grupos, respectivamente.

Continua depois da publicidade

“Além dos amistosos fora da Data-Fifa, não entra o que não dá para matematizar: tradição, peso do 7 a 1, peso da camisa, desfalques, se o time trocou de técnico dois dias antes. Mas é levado em consideração o mando de campo, então a Rússia é considerada mandante, por exemplo”, disse Arruda.

A primeira fase não deve ser problema para a seleção brasileira. O Chance de Gol vê probabilidade de 95,8% de que o Brasil passe pelo Grupo E e avance para as oitavas de final, com a Suíça (46,4%) e Sérvia (43,3%) como candidatas mais fortes a outra vaga, enquanto a Costa Rica seria a zebra (14,5%). No grupo, alcançar os sete pontos garante a classificação, enquanto cinco levariam a uma chance de 97% e quatro, de 60%.

Quer investir com a ajuda de assessoria financeira especializada e GRATUITA? Clique aqui e abra já sua conta da XP