Black Friday: veja o melhor horário para encontrar promoções na véspera e no dia do evento

A Promobit elencou os melhores horários de compra por categoria de produto, seja na véspera (26) ou no dia da Black Friday (27)

Allan Gavioli

Publicidade

SÃO PAULO – Faltando menos de 24 horas para o início oficial da Black Friday 2020 no Brasil, diversos lojistas – e consumidores – estão se preparando para garantir as melhores ofertas. Mas, ao longo do dia, qual é o melhor horário para procurar promoções?

Para responder essa pergunta, a Promobit, plataforma de descontos na qual a própria comunidade compartilha promoções, realizou um levantamento para saber qual é a melhor hora do dia para encontrar promoções nas mais variadas categorias de produtos.

Com base nos dados da data do último ano, o levantamento analisou quais faixas de horário possuem mais ofertas entre a quinta-feira que antecede a Black Friday e durante a própria sexta-feira de descontos.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fabio Carneiro, cofundador da Promobit, explica que é comum as grandes varejistas distribuírem as grandes ofertas entre a Black Friday e a véspera. Segundo Carneiro, essa divisão é uma estratégia para que as lojas sintam como está o mercado antes da data. Ele acrescenta que, em muitos casos, as ofertas ao longo da sexta dependem de como foram as vendas durante a noite de quinta-feira e a madrugada da própria sexta.

Leia também

“Às vezes a varejista não conseguiu bater a meta de vendas ou esvaziar o estoque de algum produto. Nesse caso, ela utiliza o restante da sexta-feira até segunda para conseguir desovar os produtos”, complementa Carneiro.

Além disso, um dia – ou uma tarde –  de descontos adicional pode auxiliar nas vendas de produtos mais antigos, o que facilita o gerenciamento logístico dos estoques, principalmente no caso das grandes varejistas.

Continua depois da publicidade

“É comum as principais lojas usarem descontos agressivos para um grupo de produtos ou categoria para atrair as pessoas para seus sites. Essa estratégia se inicia no final da tarde de quinta-feira e normalmente tem seu ápice entre as 21h de quinta e as 14h horas de sexta.”

Melhores horários para comprar na véspera da Black Friday

Na quinta-feira, véspera da Black Friday, os horários que possuem o maior número de ofertas se concentram após as 17h, sendo que o pico de promoções ocorre às 21h.

Para produtos como smartphones e tablets, itens muito procurados na Black Friday, os descontos se concentram na faixa das 13h e das 19h, também o melhor horário para encontrar promoções de itens ligados à informática.

Confira a tabela completa com os melhores horários para procurar cada categoria de produtos durante a quinta-feira que antecede a Black Friday, segundo o levantamento da Promobit.

Categorias de produtos Horário com mais descontos
Aplicativos e Software
14h e 21h
Bebidas
18h e 22h
Bebês e Crianças
(17h ou 21h) e 23h
Brinquedos e Hobbies
19h ou 20h
Cama, Mesa e Banho
21h e (15h, 20h ou 22h)
Casa e Construção
17he 19h
Comida
23h e (18h ou 22h)
Câmeras, Filmadoras e Drones
14h e (11h ou 15h)
Eletrodomésticos
23h e (16h ou 17h)
Eletroportáteis
17h e 23h
Eletrônicos, Áudio e Vídeo
17h e 19h
Esporte e Lazer
23h e 18h
Ferramentas e Jardim
14h e (19h ou 21h)
Games
11h e 23h
Informática
13h e 19h
Livros, eBooks e eReaders
22h e (11h, 22h ou 23h)
Mochilas e Malas
18h e 14h
Moda e Calçados Femininos
18h e 21h
Moda e Calçados Masculinos
11h e 23h
Móveis e Decoração
19h e 22h
Perfumes e Beleza
17h e 21h
Peças e Acessórios para Automóveis
15h, 19h ou 21h
Relógios e Jóias
08h ou 22h
Saúde e Higiene
16h ou 21h
Smartphones, Tablets e Telefones
11h e (10h, 13h ou 19h)
Suplementos & Fitness
18h ou 22h
Utilidades Domésticas
12h ou 22h
Viagem, Pacotes e Passagens
14hou 17h

Melhores horários para comprar no dia da Black Friday

Diferentemente da véspera, quando uma grande quantidade de descontos se concentra em períodos específicos ao longo do dia, durante a sexta-feira de Black Friday há maior pulverização de horários.

Entretanto, caso o consumidor queira conferir a maior quantidade de descontos possível, talvez seja necessário dormir um pouco mais tarde, já que o horário com a maior quantidade de ofertas é exatamente à 0h, na virada de quinta-feira para sexta-feira.

As faixas da madrugada da 1h e das 2h também concentram uma grande oferta de descontos. As promoções voltam a aparecer no começo da manhã, por volta das 9h e se estendem ao longo do dia.

À meia-noite da Black Friday, os itens com a maior quantidade de ofertas são itens de vestuário e calçado, além de informática, eletrodomésticos e eletrônicos.

Confira a tabela completa com os melhores horários para procurar cada categoria de produtos durante a Black Friday, segundo o levantamento da Promobit.

Categorias de produtos Horário com mais descontos
Aplicativos e Software
0h e 9h
Bebidas
11h e (2h, 9h e 13h)
Bebês e Crianças
0h e 9h
Brinquedos e Hobbies
9h ou 10h
Cama, Mesa e Banho
17 ou 22h
Casa e Construção
14h e (15h ou 17h)
Comida
3h e 12h
Câmeras, Filmadoras e Drones
0h e (16h ou 18h)
Eletrodomésticos
23h e (16h ou 17h)
Eletroportáteis
18h
Eletrônicos, Áudio e Vídeo
0h e 11h
Esporte e Lazer
8h e 16h
Ferramentas e Jardim
9h e (2h, 10 e 14h)
Games
0h e 8h
Informática
2h e 9h
Livros, eBooks e eReaders
8h e 16h
Mochilas e Malas
0h e (1h ou 11h)
Moda e Calçados Femininos
15h e 19h
Moda e Calçados Masculinos
0h e 16h
Móveis e Decoração
0h e 10h
Perfumes e Beleza
13h e (10h ou 17h)
Peças e Acessórios para Automóveis
15h, 19h ou 21h
Relógios e Jóias
0h ou 16h
Saúde e Higiene
0h, 9h, 10h e 22h
Smartphones, Tablets e Telefones
0h e 1h
Suplementos & Fitness
18h ou 22h
Utilidades Domésticas
0h e 14h
Viagem, Pacotes e Passagens
10h

Invista no ativo com maior potencial de valorização: o seu conhecimento. Aproveite descontos de até R$ 1.319 nos cursos do InfoMoney e Xpeed – vagas limitadas!

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.