Publicidade
A onda de calor está fazendo as pesquisas por ar-condicionado e ventiladores de mesa dispararem nesta Black Friday, mas os smartphones continuam liderando as buscas. É o que mostram dados internos do Google compartilhados em evento na sede da companhia em São Paulo na noite desta quinta-feira (28).
O setor de Ar e Ventilação apresentou um crescimento de 61% nas buscas, impulsionado sobretudo pelas pesquisas por “ar-condicionado portátil”, que tiveram alta de 166% na última quarta-feira (27) em comparação com o dia anterior. Também cresceram as buscas por termos como “ventilador de mesa” (+148%), “ar-condicionado janela” (+133%), “ar-condicionado portátil” (+118%), “ventilador” (+113%) e “climatizador de ar” (+107%).
LEIA MAIS: Latam inicia Black Friday com passagens aéreas a partir de R$ 110; confira as opções
Além dessas, outras categorias de produtos relacionadas às altas temperaturas estão entre as que tiveram maior crescimento ontem, como Proteção Solar, que registrou alta de 8% nas buscas.
Celulares seguem liderando buscas
Algumas categorias vêm se tornando clássicas para os brasileiros na Black Friday. Segundo dados internos do Google, os grupos Celulares, Móveis e Construção são as divisões de produtos que contaram com os maiores volumes de buscas nesta quarta-feira (27), em comparação com terça-feira (26) — categorias que já vêm liderando o ranking das mais buscadas na última semana. Celulares, inclusive, se mantêm como os mais buscados pelos brasileiros desde 27 de outubro.
“Otimismo realista”
A expectativa de Gleidys Salvanha, diretora-geral de negócios para Varejo e Tecnologia do Google Brasil, é de um “otimismo realista” para a Black Friday 2024, especialmente sobre a intenção dos consumidores de gastarem mais por compra neste ano.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo Saldanha, o setor varejista, tanto de produtos quanto de serviços, estabeleceu metas mais ousadas em 2024 em relação a 2023. “A pauta de rentabilidade é forte entre os varejistas, mas estamos vendo mais esforços em marketing e divulgação”, disse a executiva.
Ela também afirmou que as empresas que participaram do Esquenta Black Friday, um período de promoções que ocorre cerca de um mês antes da data, obtiveram sucesso nas vendas.
Agora, a expectativa está concentrada nesta sexta-feira (29). “A expectativa é muito grande para amanhã, justamente por conta do pagamento do 13º salário, que ocorre amanhã”.