Black Friday 2020: varejistas já anteciparam data e prometem descontos de até 80%. Veja ofertas

Para atrair os consumidores antes das compras do Natal, alguns players do comércio já estão oferecendo cashback, cupons e descontos

Allan Gavioli

Publicidade

SÃO PAULO – Embora a data oficial da Black Friday 2020 no Brasil seja dia 27 de novembro, várias empresas já começaram a antecipar suas promoções especiais para comemorar a data. Para atrair os consumidores antes das compras do Natal, algumas varejistas já estão oferecendo cashback (dinheiro de volta), cupons e descontos de até 80%.

Segundo um levantamento da Provokers, feito a pedido do Google, a expectativa dos consumidores brasileiros para a BlackFriday deste ano é alta: seis em cada dez consumidores declararam que iriam aguardar a Black Friday para comprar um produto que pretendiam adquirir nos próximos seis meses.

A pesquisa foi realizada entre 14 e 21 de setembro de 2020. Foram entrevistados com 1.500 homens e mulheres com 18 a 54 anos de idade, das classes ABC, com acesso à internet e que moram em todas as regiões do Brasil.

A categoria de produtos mais buscada pelos brasileiros no evento, de acordo com a pesquisa, deve continuar sendo a de celulares, com 38% dos entrevistados demonstrando intenção de comprar um novo aparelhos durante esta Black Friday.

Eletrodomésticos, famosos pelos bons descontos durante a data e por serem produtos de grande demanda na Black Friday, aparecem como principal vontade de compra para 30% dos entrevistados pela pesquisa. Também no campo da tecnologia, produtos de informática (28%) são bastante requisitados pelos brasileiros.

“Neste ano, algumas categorias aceleradas pela pandemia seguem fortes para a data, como móveis, brinquedos, games e imóveis. Por outro lado, passagens aéreas, serviços financeiros e planos de celular são as que mais perdem relevância neste ano”, destaca a pesquisa encomendada pelo Google.

Continua depois da publicidade

Leia também: Black Friday 2020: Saiba evitar os golpes virtuais mais comuns e o que fazer se você for vítima

O InfoMoney lista a seguir quais varejistas já estão antecipando as promoções antes mesmo de a Black Friday 2020 oficialmente começar. Confira:

Magazine Luiza

O Magazine Luiza (MGLU3) informou que suas promoções antecipadas começaram no dia 1º de novembro e se estendem até a data da Black Friday, no dia 27.

Continua depois da publicidade

Durante esse período, a varejista diz que irá exibir ofertas exclusivas de produtos que não terão descontos durante a Black Friday. Os descontos estarão no aplicativo e no site da marca e podem chegar a 80%.

O Magazine Luiza também dará benefícios para aqueles que comprarem em seu aplicativo, na forma de cashback. A devolução de parte do dinheiro pago pelo produto é outro grande atrativo da marca para a antecipação da data.

Ainda de acordo com o Magalu, os descontos e os produtos com promoções devem mudar a cada dia. Essa seria uma forma de atrair tráfego para a frente online da companhia.

Continua depois da publicidade

Entre os itens que estão com desconto nessa sexta-feira (13), destacam-se um celular iPhone 11 da Apple de R$ 5.699 por R$ 4.300 e uma geladeira/refrigerador da Eletrolux de R$ 5.599 por R$ 2.976.

Via Varejo

A Via Varejo (VVAR3), dona da Casas Bahia e do Pontofrio, anunciou que as promoções da Black Friday 2020 já podem ser encontradas tanto nas lojas físicas quanto nos aplicativos e sites das marcas.

A temporada de ofertas teve início no último dia 23 de outubro e deve ter a duração de 40 dias, com promoções se estendendo para depois da Black Friday 2020. Segundo a varejista, a razão para antecipar promoções é evitar aglomeração de público nas lojas, pensando na pandemia de covid-19.

Continua depois da publicidade

A campanha “Esquenta Black Friday“ anuncia ofertas aos clientes em todos os canais digitais das marcas da Via Varejo. Na Casas Bahia, por exemplo, serão novas promoções a cada 72 horas. É possível encontrar no site da marca uma fritadeira sem óleo Air Fry da Mondial por R$ 339,90. Outro item em promoção é um cooktop a gás 4 bocas Chef Bisote por R$ 319.

Já no site do Pontofrio, as maiores ofertas se concentram, até o momento, em utensílios domésticos e de cozinha. No site da loja, encontramos um jogo de panelas com 10 peças da Tramontina por R$ 229,90 e conjunto de potes dez peças Electrolux em polipropileno e fechamento hermético por R$ 79,90. Haverá uma rotação entre os itens em desconto no Pontofrio, assim como deve acontecer nas Casas Bahia.

A Casas Bahia ainda busca oferecer mais vantagens para seus clientes no pré-Black Friday. Em uma ação conjunta entre a marca e o Burger King, qualquer cliente que comprar produtos de uma das marcas ganha desconto nas duas.

Continua depois da publicidade

Segundo nota da Via Varejo, o cliente que acessar o app do Burger King nas próximas semanas poderá desfrutar de descontos na Casas Bahia que vão até R$ 100. Já no app da Casas Bahia, quem realizar compras vai receber cupons do Burger King. De acordo com as empresas envolvidas, o período da promoção vai do dia 3 de novembro ao dia 26 de novembro.

Amazon

Seguindo a linha das outras grandes varejistas no país, a Amazon começou nesta terça-feira (10) o evento “Esquenta da Black Friday 2020 no Brasil”, com ofertas e descontos exclusivos no site da varejista americana.

A maior parte dos descontos se concentra em eletrônicos, videogames, e-books e livros físicos. A varejista deixou claro que não é necessário assinar o Amazon Prime, serviço por assinatura que oferece frete grátis para todo o Brasil, para participar das ofertas.

Entre as ofertas antecipadas, destacam-se eletrônicos com até 15% de desconto e videogames e consoles com até 20% de desconto.

Segundo a Amazon, a ação pré-Black Friday terá produtos de marcas como Dell, LG, Positivo, Oster, Eletrolux, PlayStation, Xbox e Philips Avent. Entre os descontos oferecidos, destacam-se uma Smart TV LG LED 32″ por R$ 1.239,30 e a Cafeteira Inissia Cram Nespresso 110V por R$ 349,00.

Leia também: Amazon anuncia três novos centros de distribuição

Na categoria de livros e e-books, a Amazon está oferecendo 70% de desconto nos títulos para o Kindle, leitor digital da marca. Também lançou uma promoção de “leve três, pague dois” para livros físicos importados.

A Amazon lembra que “o preço e a seleção de produtos pode variar durante o período do evento ou enquanto durarem os estoques”. Também ressalta que é possível pagar em até 10x sem juros.

B2W Digital

A B2W Digital (BTOW3), detentora de marcas como Lojas Americanas e Submarino, também começou a antecipar alguns descontos para o mês de novembro.

Fabien Picavet, diretor de relações com investidores, informou em teleconferência com analistas que a Lojas Americanas terá lojas abertas por 24h durante a Black Friday 2020. O objetivo é evitar aglomerações. A B2W Digital, porém, não divulgou o número de pontos que vão operar dessa maneira.

No site oficial da Lojas Americanas, a Black Friday antecipada aparece como “Red Friday: oferta antecipada”. As promoções aparecem em diversos eletrodomésticos. Destacam-se, por exemplo, uma fritadeira sem óleo da Mondial por R$ 296,99 e uma geladeira Brastemp Frost Free por R$ 2.199, ou 12x de R$ 183,33.

No site do Submarino, as ofertas antecipadas também já começaram. A ação é chamada de “Black November” e garante cashback e preços especiais em boa parte dos eletrônicos e eletrodomésticos. Entre as ofertas, é possível destacar videogames com até 40% de desconto e eletrodomésticos com até 15% de desconto para pagamentos à vista. As compras podem oferecer até R$ 1.200 de cashback.

Shoppings brMalls

Nos shoppings da rede brMalls (BRML3), a Black Friday vai durar o mês todo de novembro, informou a companhia. Os descontos exclusivos estarão disponíveis tanto em compras online quanto presenciais.

Como explicou a companhia em nota, este mês será dividido em cinco períodos temáticos de promoções. A cada semana, os shopping da rede terão descontos especiais em determinados segmentos de produtos.

A “Semana do Lar” abriu a sequência de ofertas, no dia 2 de novembro, com produtos de decoração. Estamos na Semana de Bem Estar, com descontos em itens de beleza. A Semana do Estilo oferecerá melhores preços em vestuário. Já a Semana da Diversão contará com descontos em artigos voltados ao lazer e eletroeletrônicos.

No último fim de semana, entre 27 e 29 de novembro, os clientes vão poder aproveitar ofertas em outros segmentos de produtos. Mais detalhes não tenham sido divulgados.

Em São Paulo, a brMalls conta com alguns dos maiores shoppings da cidade, como o Shopping Jardim Sul, o Mooca Plaza Shopping e o São Bernardo Plaza Shopping.

“Com possibilidades de entrega no mesmo dia para compras online realizadas até às 17h, os clientes poderão contar com descontos diferenciados e receber o produto em casa ou no trabalho com toda a comodidade. Também podem acumular pontos para trocar por benefícios oferecidos pelos lojistas e pelos e-shoppings”, informou a rede.

CVC

Após um ano difícil para o setor de turismo como um todo, a CVC (CVCB3) aposta na Black Friday 2020 para alavancar suas vendas. Na última segunda-feira (9), a operadora de viagens iniciou a divulgação da sua campanha de Black Friday.

“Para este ano, em parceria com os nossos fornecedores – companhias aéreas, redes hoteleiras, receptivos, entre outros –, colocaremos no ar mais de mil ofertas de viagens para embarques ainda este ano e para o 1° semestre de 2021, inclusive com saídas para os períodos mais procurados como Natal, Ano Novo e férias de janeiro, com descontos que podem chegar a até 50%. Nosso objetivo é ter uma opção de viagem que atraia a todos os gostos e bolsos dos nossos clientes”, afirmou em comunicado Lucia Bittar, diretora de Marketing da CVC.

Segundo a CVC a operadora também irá disponibilizar uma série de vídeos institucionais, que serão acompanhados de um QR code com descontos exclusivos aos seus clientes.

Lello

Embora a Black Friday seja uma data famosa para descontos em eletroeletrônicos e eletrodomésticos, a Lello Imóveis também entrou na onda e vai oferecer descontos em imóveis para venda e locação em São Paulo, com até 30% de desconto.

A campanha ocorre entre os dias 9 e 30 de novembros e a Lello Imóveis afirmou que os descontos serão aplicados sob os valores originalmente solicitados pelos proprietários.

Para a campanha, intitulada de “Lar Doce Lello”, serão disponibilizadas inicialmente 500 unidades com ofertas especiais. A imobiliária dará para todos os compradores e inquilinos que fecharem negócio ao longo do mês de novembro um projeto gratuito de decoração de ambiente.

“A pandemia do novo coronavírus transformou o comportamento das pessoas, por meio da redescoberta do lar. Por isso, a busca pela personalização dos ambientes se torna um grande apelo para qualquer serviço imobiliário oferecido. Representa uma ressignificação dessa data para o nosso setor”, avaliou em comunicado Karla Longo, head de Marketing da Lello Imóveis.

Ford

A montadora Ford também vai apresentar uma grande campanha de descontos para suas vendas no varejo, apostando em um item diferente para a Black Friday 2020: carros mais baratos.

A aposta, segundo o Google, faz total sentido. Um levantamento da empresa americana de tecnologia apontou que que 72% dos brasileiros que pretendem trocar de carro tem interesse em esperar pela data tradicionalmente famosa pelos descontos mais generosos.

Para 27% dos entrevistados, possíveis iniciativas das montadoras, como descontos e pagamento facilitado, serão essenciais para a aquisição do automóvel na ocasião.

Toda a linha de veículos da Ford pode ser financiada em até 60 meses, com entrada de 20%. A marca afirma que incluirá descontos no preço de lista e outros incentivos, como valorização do veículo usado.

As ofertas estarão disponíves durante todo o mês de novembro e valem para todos os modelos novos da marca, incluindo os famosos EcoSport e Ranger e o recém-lançado Territory.

O EcoSport SE 1.5 manual, por exemplo, custa R$ 77.490 à vista (redução de R$ 3.000 sobre o preço de lista) e pode ser adquirido com entrada de R$ 15.498 e 60 parcelas de R$ 1.420.

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.