Bancos, B3, INSS, Correios, shopping: o que vai funcionar no feriado de 9 de Julho?

Folga para quem vive no estado de São Paulo é alento em ano marcado por poucos feriados em dia útil

Anna França

Publicidade

Nesta terça-feira (9) os paulistas comemoram o Dia da Revolução Constitucionalista. O feriado, válido apenas para o estado de São Paulo, relembra o movimento organizado pelo Partido Republicano Paulista (PRP) contra o presidente Getúlio Vargas. O motim, de 1932, marca o início dos movimentos armados realizados por São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul para derrubar o governo provisório de Vargas e criar uma Constituição. O dia virou feriado em 1997, com a aprovação da Lei Estadual 9.497, que instituiu o 9 de julho como Data Magna de São Paulo.

Apesar de não ser um feriado nacional, esta será uma das poucas oportunidades de pausa neste ano para quem vive no estado de São Paulo. Os próximos feriados – 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro – cairão num sábado. Apenas 15 de novembro será numa sexta-feira e 25 de dezembro cairá numa quarta-feira.

Para você organizar melhor neste feriado estadual, o InfoMoney criou uma lista sobre o funcionamento dos serviços em São Paulo nesta terça-feira de feriado. Confira:

Continua depois da publicidade

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências não abrem presencialmente ao público nas datas consideradas feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou nacionais. As compensações bancárias, incluindo a TED, também não serão efetivadas no período. Somente o Pix continua operante. Já nas datas consideradas ponto facultativo, o atendimento ao público segue normalmente.

Em algumas localidades, as salas de autoatendimento estarão disponíveis aos clientes no dia do feriado, a critério da instituição. Como alternativa, é possível utilizar os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências.

Adquira o Cartão XP! Ele transforma suas compras em investimentos e oferece acesso a salas VIP em aeroportos

Continua depois da publicidade

B3

Mesmo sob feriado estadual, as negociações na B3 vão funcionar normalmente em pleno feriado estadual. Segundo a Bolsa, haverá registro, movimentações e liquidação em todas as operações mantendo-se em 9 de julho “o horário normal de funcionamento.”

INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que, na terça, as agências não abrirão no estado de São Paulo. Os cidadãos afetados pela medida poderão ser atendidos via app Meu INSS e site, além da Central 135, que funcionará normalmente das 7h às 22h.

Correios

Na próxima terça-feira (9), não haverá funcionamento das agências dos Correios no estado de São Paulo. As atividades retornam no dia útil seguinte, quarta-feira (10). O serviço Premium SEDEX 12 estará suspenso em algumas localidades.

Continua depois da publicidade

Durante o feriado, a Central de Atendimento estará disponível somente por meio canais automatizados. O atendimento com os operadores será retomado no próximo dia útil após o feriado, a partir das 8h.

Comércio

Os shoppings vão funcionar em horário especial de feriado. Supermercados funcionarão normalmente, e o rodízio será suspenso na terça.

Poupatempo

Depois de funcionar nesta segunda-feira (8) com horários agendados, os postos do Poupatempo estarão fechados na terça-feira, devido ao feriado. Na quarta-feira (10), as unidades voltarão a funcionar normalmente para o atendimento presencial, mediante agendamento prévio.

Continua depois da publicidade

Entre as 265 opções online, estão disponíveis a renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, pesquisa de débitos de veículos, entre outros.

O atendimento presencial no Poupatempo só é feito com agendamento prévio e obrigatório de data e horário. O serviço é gratuito, pessoal e intransferível.

Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) informa que os serviços de saúde estaduais durante o feriado mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Anna França

Jornalista especializada em economia e finanças. Foi editora de Negócios e Legislação no DCI, subeditora de indústria na Gazeta Mercantil e repórter de finanças e agronegócios na revista Dinheiro