B3, INSS, Correios, bancos e shoppings: os serviços vão parar no Carnaval?

Durante a folia, maioria dos serviços só voltarão ao normal na Quarta-Feira de Cinzas (14)

Anna França

Publicidade

Uma das festas mais esperadas pelos brasileiros, o Carnaval deste ano contará com desfiles de escolas de samba e blocos de rua em diferentes regiões do país. Mesmo não sendo um feriado oficial, uma vez que a data é um ponto facultativo, muitos serviços como bancos, Correios, INSS, Poupatempo entre outros estarão fechados nos quatro dias. O funcionamento só deve ser retomado na Quarta-Feira de Cinzas, depois das 12h.

Em São Paulo, os desfiles começaram na sexta-feira (9) com a Camisa Verde e Branco abrindo os trabalhos e sendo seguida por Barroca Zona Sul, Dragões da Real, Independente, Acadêmicos do Tatuapé, Mancha Verde e Rosas de Ouro fechando a primeira noite. No sábado (10) tem Vai-Vai, Tom Maior, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Águia de Ouro, Império da Casa Verde e Acadêmicos do Tucuruvi.

Já no Rio de Janeiro, os desfiles começam no domingo (11), com abertura da Porto da Pedra, seguida por Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca e Imperatriz Leopoldinense. Na segunda-feira (12) será a vez de Mocidade de Padre Miguel abrindo a noite, seguida por Portela, Vila Isabel, Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Viradouro.

Conteúdo XP

Peça o melhor cartão de crédito do Brasil e tenha acesso à Salas vip e Investback nas compras

Para não se perder na folia, veja como ficará o funcionamento dos serviços:

Bancos

Os bancos não terão expediente durante o feriado de Carnaval, na segunda (12) e na terça-feira (13). O atendimento será retomado na Quarta-Feira de Cinzas (14), a partir das 12h, como informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

A decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval.

Continua depois da publicidade

A Febraban lembra que na quarta-feira, nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público.

Pagamentos

A entidade orienta que os clientes utilizem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências. As contas de consumo (água, energia, telefone) e carnês com vencimento nos dias do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Bolsa

A B3 informa que nos dias 12 e 13 de fevereiro, segunda e terça-feira, não haverá negociação nos mercados de renda variável, renda fixa, registro de operações de títulos do agronegócios, compensação e liquidação de movimentação, bem como atividades da Cetip, como negociação de títulos públicos federais; do Tesouro Direto e de câmbio, entre outras. As negociações da bolsa serão retomadas na quarta-feira (14) em horário especial, às 13h.

Shopping Center

Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a maioria dos  shoppings funcionarão em horário normal durante quase todo o Carnaval, das 10h às 22h, exceto no domingo e na quarta-feira, quando muitas lojas só abrem depois das 12h e fecham às 20h. Na terça-feira, considerado um feriado, os espaços deverão abrir das 14h às 22h.

Poupatempo

As unidades do Poupatempo estarão fechadas nos dias 12 (segunda-feira) e 13 (terça-feira) e reabrem ao meio-dia de quarta-feira (14), devido ao Carnaval. Durante todo o período, os serviços digitais continuam funcionando normalmente.

Já são mais de 260 opções online que podem ser acessadas de todo lugar e a qualquer momento. Entre as mais procuradas, estão pesquisa de débitos de veículos, renovação da CNH, pontuação na CNH, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e licenciamento de veículos, entre outros.

Para ser atendido presencialmente no Poupatempo, é obrigatório realizar agendamento de data e horário. As exceções são os cinco postos 100% digitais (Campinas Digital, Crea-SP, Piraporinha, Carrão e Santana) que dispensam agenda prévia.

A escolha de data e horário é gratuita e deve ser feita pelos canais digitais, como o portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou ainda através do Assistente Virtual, chamado “P”, que atende no portal e WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Correios

As agências dos Correios funcionam normalmente na sexta-feira (9). No sábado (10), o serviço de entregas será realizado e haverá expediente apenas nas agências que já atendem nesse dia. Na segunda e na terça-feira (12 e 13), não haverá atendimento nas agências. As entregas só serão retomadas na quarta-feira (22), sendo que as agências abrirão a partir das 12h. Vale lembrar que o atendimento da Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível por meio dos seguintes canais:

INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social informa que nos dias 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira), as agências do INSS estarão fechadas por causa do ponto facultativo do Carnaval. Já no dia 14 de fevereiro, as unidades de atendimento voltarão a atender os serviços agendados a partir das 14h, mas isso se a Perícia Médica Federal (PMF) deixar aberta a agenda para essa data. Além disso, como o ponto facultativo é até 14h da Quarta-Feira de Cinzas, não haverá atendimento administrativo, pois as agências funcionam até as 13h.

Caso precise de informações, o cidadão pode acessar os serviços disponíveis no aplicativo e no site do Meu INSS.

Detran

Devido ao Carnaval, as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) estarão fechadas nos dias 12 e 13 de fevereiro. O atendimento será retomado na Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, às 12h, conforme prevê o decreto estadual 64.786/2020. Os postos dentro do Poupatempo seguirão o mesmo calendário de funcionamento, então, os serviços do Detran.SP oferecidos neles não estarão disponíveis nessas datas. Mais informações podem ser obtidas pelo aplicativo e site do Detran.

Anna França

Jornalista especializada em economia e finanças. Foi editora de Negócios e Legislação no DCI, subeditora de indústria na Gazeta Mercantil e repórter de finanças e agronegócios na revista Dinheiro.