Publicidade
SÃO PAULO – As aulas teóricas para adquirir a CNH poderão ser realizadas via internet, caso uma proposta que tramita na Câmara dos Deputados seja aprovada e se torne lei. A ideia, de acordo com o deputado Lincoln Portela (PR-MG), autor da medida, é reduzir os custos do curso de formação de condutores, obrigatório para quem quer obter o documento.
O parlamentar propõe, por meio do Projeto de Lei 6.506/09, que as aulas referentes à legislação, conceitos básicos de proteção ao meio ambiente, direção defensiva e outros temas relacionados ao trânsito e legislação possam ser realizados por meio da web, como cursos não presenciais.
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Facilidade de acesso
Segundo afirmou Portela, de acordo com a Agência Câmara, além de reduzir os custos, a realização do curso via internet também amplia o acesso às aulas. De acordo com o parlamentar, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) permite cursos na modalidade não presencial, mas não faz qualquer menção sobre a possibilidade de as aulas serem oferecidas pela internet.
Por conta da ampliação do acesso à internet por parte da população, o deputado acredita que a utilização do meio também ampliará e facilitará o acesso das pessoas ao curso de formação, exatamente pelos custos serem, a princípio, menores.
Além disso, ele acredita que a internet também permitirá a modernização das técnicas de treinamento para a formação dos condutores, com resultados possivelmente mais eficazes que os atuais.