Publicidade
SÃO PAULO – Nesta quarta-feira (16) a nova versão do iOS foi lançada por volta das 14h00 (horário de Brasília). Sem muitas mudanças em seu design, o iOS 9 foca em funções que possam melhorar o uso do smartphone e em trazer algumas melhorias em funções já existentes, como a Siri.
Felizmente – e diferentemente das outras versões do software –, será necessário apenas 1,3 GB de espaço livre no smartphone para atualizar para a nova versão. A última versão, o iOS 8, pedia que o celular tivesse um espaço de 4,6 GB.
Outra diferença é que até os modelos mais antigos do iPhone, como o iPhone 4S, terão suporte para a nova versão.
Confira quais são as novas funções do iOS 9, que você poderá baixar mais tarde:
1. Novos aplicativos próprios e melhorias nos antigos
Os aplicativos já existentes da própria Apple, como o Mail, Notas, Safari e Mensagens, ganharão um novo companheiro: o News também virá instalado no smartphone e aparecerá na tela inicial do aparelho. Segundo a Apple, o aplicativo vai unir todas as notícias de interesse do usuário, de diversos sites, em um único aplicativo. As histórias são escolhidas com base no gosto do usuário – ou seja: quanto mais se usa o News, melhor adaptado ao seu gosto as notícias serão.
Além disso, os antigos aplicativos terão melhorias. Nas Notas, por exemplo, será possível criar listas, desenhar e até incluir imagens, links e localizações do Maps; o app também será integrado ao iCloud, permitindo que as notas estejam atualizadas em qualquer aparelho Apple que o usuário utilizar.
Continua depois da publicidade
Já o Maps ficará um pouco mais parecido com o seu maior rival, o Google Maps. Agora será possível criar rotas de transporte público no aplicativo, usando ônibus, metrô e trens. Ele também terá a função Trânsito, que vai trazer informações do trânsito de cada cidade em que estiver disponível – o usuário poderá até perguntar para a Siri as direções. Por fim, a função Próximo vai listar diversas categorias, como comida, bebida, compras e diversão para o usuário – e ele vai ficar sabendo o que está próximo a ele.
Por fim, o aplicativo Wallet. Ele vai armazenar informações dos cartões de crédito do usuário para que ele possa fazer compras e pagar através do Apple Pay. Ainda não se sabe se esse recurso será útil para usuários no Brasil, já que os terminais NFC , utilizados para pagamento via Apple Pay, ainda não chegaram ao país.
2. iCloud Drive
O aplicativo vai funcionar como o Google Drive: todos os arquivos armazenados no iCloud poderão ser acessados de qualquer dispositivo Apple. Os arquivos poderão ser organizados em pastas e com marcações.
3. Novas maneiras de usar o iPad
Agora será possível abrir dois aplicativos no iPad ao mesmo tempo com a função Split Over e Split View. O usuário poderá responder mensagens enquanto navega no Safari ou criar uma nova nota enquanto o aplicativo estiver aberto. Ou então, fazer ambos ao mesmo tempo, com a tela dividida.
A melhor parte, entretanto, é poder assistir a um vídeo ou fazer chamadas de FaceTime enquanto usa outro aplicativo; a tela de vídeo será reduzida e direcionada para o canto da tela, deixando o restante do espaço livre para outros aplicativos.
4. Quicktype
É uma nova maneira de digitar e mexer em textos no iPad. Selecionar e editar textos será mais fácil, já que a função trará novos gestos que realizam novas funções.
Continua depois da publicidade
5. Siri com novas habilidades
A assistente virtual do iOS agora será capaz de fazer pesquisas mais amplas para trazer resultados mais diversificados ao usuário. Ela entende o que é pedido com mais rapidez e também dá sugestões antes mesmo da pergunta ser feita. Novas perguntas e pedidos poderão ser feitos, como pedir que ela lembre o usuário de algo.
6. Buscas
Quando alguma busca for feita no celular, os resultados também serão mais amplos e rápidos. A página de busca também já vai constar contatos, aplicativos, lugares próximos e notícias sugeridas quando for aberta.
Com base nos aplicativos que o usuário mais busca e no horário que são utilizados, o celular vai sugerir o que fazer, mesmo sem o usuário pedir. Por exemplo, quando o usuário conectar os fones de ouvido no celular, a playlist que estava ouvindo antes será reproduzida.
Continua depois da publicidade
7. Melhor performance
A vida útil da bateria deve durar uma hora a mais com as mudanças feitas no iOS. Segundo a Apple, alguns aplicativos e tecnologias essenciais foram modificados para serem mais eficientes e economizar bateria. Por exemplo, quando o iPhone estiver com a tela para baixo, a tela não se acenderá, mesmo que o usuário receba uma notificação. Foi criado também o modo Baixa Energia, que deve economizar ainda mais a bateria do celular.
Novas atualizações do iOS também terão a opção de serem instaladas no momento em que o usuário utilizar menos o dispositivo ou quando estiver dormindo, para que não deixe de fazer nada durante o dia devido à instalação.
Outro aspecto que foi reforçado é a segurança do dispositivo: ao invés de uma senha de quatro dígitos, agora elas terão seis – aumentando as possibilidades de combinações.
Continua depois da publicidade
8. Migração do Android
Basta fazer o download do aplicativo Mude para o iOS em seu dispositivo Android para ter todos os seus contatos, fotos e vídeos, contas de e-mail e calendários transferidos para o aparelho iOS.
Leia também
Continua depois da publicidade
Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?
Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor
Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável