Publicidade
SÃO PAULO – A taxa média de juros cobrada nos financiamentos à pessoa física caiu 8 pontos-base em dezembro na comparação com o mês anterior, passando a 7,40% a.m.
Por sua vez, com relação à taxa média registrada no mesmo período do ano anterior, houve um recuo de 19 pontos-base, uma vez que, em dezembro de 2005, a taxa média era de 7,59% ao mês.
As informações são da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), que divulgou, nesta terça-feira (16), o seu relatório mensal contendo os dados referentes às taxas cobradas nas operações de financiamento no décimo primeiro mês do ano, tanto para consumidores quanto para empresas.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Efeito Selic
Em dezembro, na comparação com o mês anterior, todas as modalidades de financiamento analisadas apresentaram queda nas taxas de juros, inclusive o cartão de crédito, que depois de seis meses consecutivos com taxa de 10,35%, apresentou recuou de 2 pontos-base e caiu para 10,33%.
Para o coordenador da pesquisa da Anefac, o economista Miguel José Ribeiro de Oliveira, estas quedas podem ser atribuídas às últimas reduções da taxa básica de juros Selic, que ainda não haviam sido repassadas ao consumidor. O economista destaca que, na última reunião do Copom em 2006, o Banco Central voltou a reduzir a taxa básica de juros Selic em 0,50 ponto percentual no ano (de 19,75% ao ano em outubro para 13,25% ao ano em novembro).
Segundo Oliveira, desde o início da redução da taxa Selic pelo Banco Central, esta apresentou um recuo de 6,50 pontos percentuais (de 19,75% ao ano em setembro/2005 para 13,25% ao ano em novembro/2006). Neste período, no entanto, a taxa média de juros para pessoa física apresentou uma redução de 5,59 pontos percentuais (de 141,12% ao ano em setembro/2005 para 135,53% ao ano em dezembro/2006).
Continua depois da publicidade
Para o economista, “apesar de ainda não ter sido repassada completamente toda a queda da taxa básica de juros para as operações de crédito, com as reduções provocadas neste mês, se aproximaram bastante as quedas ocorridas na taxa Selic das taxas de juros ao consumidor.”
Acompanhe as taxas, por modalidade
A tabela abaixo inclui a taxa média mensal cobrada nas seis modalidades de financiamento para pessoas físicas acompanhadas pela Anefac, para os dois últimos meses, assim como a taxa no mesmo período do ano passado e sua variação em pontos-base no período:
Continua depois da publicidade
| Tipo de Financiamento | Dez/05(%) | Nov/06(%) | Dez/06(%) | Var.Mês* | Var.12 meses** |
| Crediário | 6,15 | 6,23 | 6,12 | -11 | -3 |
| Cheque Especial | 8,24 | 7,96 | 7,92 | -4 | -32 |
| Cartão | 10,25 | 10,35 | 10,33 | -2 | 8 |
| CDC Banco | 3,48 | 3,28 | 3,18 | -10 | -30 |
| Empréstimo Pessoal | 5,7 | 5,51 | 5,42 | -9 | -28 |
| Financeira | 11,73 | 11,56 | 11,43 | -13 | -30 |
| Taxa Média | 7,59 | 7,48 | 7,4 | -8 | -19 |
|
*Variação em pontos-base de Dezembro sobre o mês de Novembro
**Variação em pontos-base de Dezembro de 2006 sobre Dezembro de 2005 |
Como se pode constatar na tabela acima, na comparação com o mês de novembro, todas as modalidades apresentaram queda em termos de taxa média. O destaque ficou na modalidade Empréstimo Pessoal Financeiras, com recuo de 13 pontos-base.
Cheque Especial: maior queda frente a dezembro/05
Já em relação ao mês de dezembro de 2005, o maior recuo foi registrado nas operações de Cheque Especial, com queda de 32 pontos-base, passando de 8,24% para 7,92% a.m.
No sentido contrário, a modalidade Cartão de Crédito apresentou, na mesma comparação, alta de 8 pontos-base, passando de 10,25% a.m. em dezembro de 2005 para 10,33% no último mês do ano passado.