Americanas vende Ovo de Páscoa com uso do FGTS; entenda

Item de chocolate muito procurado nesta época do ano pode ser adquirido na varejista por meio do saque-aniversário do fundo

Equipe InfoMoney

FGTS pode ser usado para pagar Ovo de Páscoa na Americanas (Reprodução/Twitter)

Publicidade

A possibilidade de comprar Ovos de Páscoa usando o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em uma unidade da varejista Americanas viralizou nas redes sociais nesta semana. A Americanas está em recuperação judicial desde que o rombo fiscal de R$ 20 bilhões foi descoberto nos balanços da varejista, em janeiro de 2023.

O FGTS, benefício garantido aos trabalhadores com CLT (carteira assinada), é o recurso mais utilizado por quem deseja realizar o sonho da casa própria com os valores acumulados no fundo.

No caso da Americanas, o FGTS apareceu como opção de pagamento para o item de chocolate em um informativo pendurado e fotografado em uma loja da varejista, que confirmou que o anúncio é, de fato, real.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em nota encaminhada à imprensa, a companhia explicou que é possível fazer a compra de Ovo de Páscoa mediante um empréstimo utilizando o saque-aniversário do FGTS por meio da conta digital ame, o braço de serviços financeiros da Americanas.

“A Americanas informa que o produto financeiro citado (FGTS) é utilizado de forma ampla por vários setores da economia, inclusive pelo varejo e, com a criação do saque- aniversário, passou a poder ser usado para compras em várias categorias de sua rede de lojas. A companhia lembra que a utilização do serviço financeiro é apenas mais uma opção de pagamento para o consumidor”, disse a varejista.

A possibilidade de uso do FGTS para comprar Ovo de Páscoa gerou críticas em parte dos usuários da rede social X (ex-Twitter), que relacionaram o fato com o atual momento do país.

Continua depois da publicidade

Saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário foi criado em 2019, no governo de Jair Bolsonaro (PL). Quem opta pelo FGTS nessa modalidade pode sacar parte do saldo anualmente no mês de seu aniversário, mas não pode sacar a totalidade do saldo se for demitido sem justa causa.