Aluguéis caem 0,30% em março, de acordo com Secovi

No primeiro trimestre de 2002 a variação acumulada é de 1,20%, muito acima da registrada no mesmo período de 2001 que foi de 0,60%

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com levantamento do Secovi (Sindicato da Habitação), o valor dos aluguéis registrou queda de 0,3% durante o mês de março em relação aos níveis cobrados em fevereiro. A maior queda ficou com os imóveis de apenas um quarto, cujos aluguéis caíram cerca de 0,50% no período. A pesquisa, que tem periodicidade mensal, analisou a evolução dos preços de 140 empresas especializadas na locação de imóveis que operam na cidade de São Paulo.

Setor aposta em reajustes acima da inflação em 2002

Desta forma, o aumento acumulado neste ano cai para 1,20%, mas assim mesmo fica bem acima da variação no mesmo período no ano passado, que foi de 0,60%. Da mesma forma, a variação acumulada nos últimos 12 meses cai para 3%, muito abaixo da variação acumulada em 2001, que foi de 4,5%. Com isto, o reajuste acumulado no ano fica em linha com a inflação, que varia entre 1,00% e 1,40% dependendo do índice escolhido.

Para os especialistas do setor, a expectativa é de que os reajustes de aluguel em 2002 fiquem acima da inflação, compensando pelo menos em parte as perdas de 2001. Em 2001, enquanto a inflação anual ficou entre 7% e 10% dependendo do índice, o reajuste dos aluguéis foi bem menor (4,5%).

Atividade volta a aumentar em março

Apesar da queda no valor dos imóveis, o otimismo quanto ao desempenho do setor em 2002 se mantém, até porque o número de imóveis locados cresceu em março. Metade das imobiliárias entrevistadas declarou que o volume de contratos fechados em março aumentou, sendo que o melhor desempenho ficou com o setor de casas. Já no que se refere à oferta, ela se manteve estável em relação àquela registrada no mês de fevereiro.

Para o vice-presidente de Locação do Secovi-SP, Sergio Luiz Abrantres Lembi, o mercado dá sinais claros de recuperação, com um aumento gradativo no número de contratos fechados. Para Lembi, as atividades estão se normalizando agora que terminou o período de férias e deve melhorar a partir do próximo mês.

Leia também

Dicas para evitar dores de cabeça com o aluguel

Tópicos relacionados