Alta nos juros e inflação levam à queda na expectativa do consumidor

Em dezembro, Índice de Expectativas recuou 3,4%, ao passar de 113,4 para 109,5 pontos

Publicidade

SÃO PAULO – A percepção de que pode haver aumento nas taxas de juros e a maior expectativa de inflação foram os principais fatores que motivaram a queda no índice de expectativas do consumidor, segundo análise do economista da FGV (Fundação Getulio Vargas), Aloísio Campelo.

De acordo com ele, o aumento nos preços dos produtos alimentícios fez com que o consumidor, sobretudo o de baixa renda, previsse maior inflação nos próximo meses. No que diz respeito ao consumidor com rendimentos maiores, a piora na expectativa foi motivada pelo maior acesso à informação.

Em dezembro, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (22) pelo ICC (Índice de Confiança do Consumidor), o Índice de Expectativas recuou 3,4%, ao passar de 113,4 para 109,5 pontos.

Inflação e juros
Ainda de acordo com o ICC, no décimo segundo mês ano, a expectativa de inflação para os 12 meses seguintes ficou em 6,7%. O percentual é maior do que o apurado um mês antes (6,1)% e do apurado pelo boletim Focus, de 5,4%.

Quanto aos juros, em dezembro, 55,7% dos consumidores esperam alta nas taxas, enquanto apenas 8,7% acreditam em queda. Em novembro, estes percentuais eram de 38,3% e 12,7%, respectivamente.