Adeus Mario: Nintendo anuncia saída do Brasil e culpa altos impostos

Empresa cita desafios como os altos impostos de importação e a decisão de não ter fabricação local

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Os jogos e consoles da Nintendo não serão mais distribuídos de forma oficial no Brasil, a empresa disse nesta sexta-feira (9). O Mario e companhia eram distribuídos no País pela Gaming do Brasil, que citou altos impostos como uma das razões para abandonar. 

A empresa é subsidiária da Juegos de Video Latinoamérica, que continuará a distribuir os jogos no resto da América Latina. Os desafios no ambiente local de negócios fizeram nosso modelo de distribuição atual no país insustentável”, disse Bill van Zyll, diretor e gerente geral para América Latina da Nintendo of America.

Ele continuou afirmando que esses desafios são os altos impostos de importação e a decisão de não ter fabricação local, como a Microsoft, dona do Xbox One, possui. O diretor promete continuar avaliando a região para, quem sabe, futuramente retornar com a distribuição na região.

Continua depois da publicidade

A japonesa Nintendo é a principal empresa especializada em videogames do mundo, fabricante do Wii U e do 3DS. Além disso, a empresa é conhecida no Brasil por seus consoles anteriores, como o Super Nintendo e o Nintendo 64. 

Além disso, ela é criadora do jogo Mario Bros., que virou a maior franquia de sucesso e fez seu personagem principal uma figura mais conhecida globalmente do que o Mickey de Walt Disney. Outras marcas de sucesso, como Pokémon, Zelda e Donkey Kong, também são de autoria da Nintendo.