Compras de games: as maiores vítimas de tentativas de fraude no 1º tri, diz ClearSale

Levatamento usou dados de 63,7 milhões de compras em e-commerces com pagamento via cartão de crédito

Maria Luiza Dourado

Compra online em e-commerce feita com cartão de crédito
(Anna Shvets/Pexels)
Compra online em e-commerce feita com cartão de crédito (Anna Shvets/Pexels)

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Compras de itens de games feitas nas madrugadas de quarta-feira: essa foi a categoria que sofreu mais tentativas de fraudes no Brasil no primeiro trimestre, segundo um estudo da empresa de inteligência de dados e cibersegurança ClearSale, que analisou 63,7 milhões de pedidos, entre 1° de janeiro a 31 de março.

Para o levantamento, foram considerados apenas pagamentos por meio do cartão de crédito no setor de e-commerce. De acordo com a ClearSale, são tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas.

O país registrou cerca de 800 mil tentativas de fraude no primeiro trimestre de 2024, uma redução de 23,3% comparado ao mesmo período do ano passado. Em valores, as tentativas de golpe no trimestre representam R$ 766,3 milhões.

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Ainda assim, o valor do ticket médio das tentativas de golpe foi de R$ 948,64, um aumento de 0,3% frente a 2023. 

“Embora o número de tentativas de fraude tenha diminuído em comparação com o ano anterior, o ticket médio aumentou. Isso indica não apenas que golpistas estão focando em produtos que tem valor agregado alto, e que tem facilidade em revender nos mercados ilegais, mas acende um alerta para as empresas que precisam continuar vigilantes e adotar medidas de segurança mais robustas”, diz Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale.  

Abaixo, confira os dados exclusivos do estudo: 

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Categorias 

As categorias de produtos com maior percentual de tentativas de fraude foram: games (10,7%), com ticket médio de R$ 806; eletrônicos, considerando TV e monitor (4,8%), com R$ 2.597; geladeira e freezer (4,1%), com R$ 3.550; celulares (3,7%), representando R$ 2.756; e produtos de beleza (2,2%), apresentando R$ 412.

Gênero x idade

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O estudo mostra que o público masculino sofreu o maior percentual de tentativas de fraudes, 1,7% das transações, enquanto o público feminino, 1,0%. Em relação à faixa etária, pessoas de até 25 anos foram as que mais sofreram tentativas (1,9%), seguidas pelo grupo de pessoas acima de 51 anos (1,6%) e pessoas que têm entre 26 e 35 anos (1,2%).

Dia, mês e horário da fraude 

A maior concentração de tentativas de fraude ocorreu em janeiro, com 284,6 mil ocorrências e um ticket médio de R$ 954,82. Em março, foram registradas 270,2 mil tentativas, com um ticket médio de R$ 957,70. Já fevereiro teve 252,9 mil tentativas, com um ticket médio de R$ 932,01.

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No trimestre, as quartas-feiras registraram o maior número de pedidos e tentativas de fraude, sendo que o maior percentual dessas tentativas ocorreu entre 0h e 5h.

Regiões 

A região Nordeste ficou na liderança com o maior índice de golpes (1,4%) e um ticket médio de tentativas de fraude de R$ 1.021,82. Em seguida, as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte empataram (1,3%), apresentando tickets médios de R$ 1.023,52, R$ 934,60 e R$ 924,89, respectivamente. A região Sul registrou a menor taxa (0,8%) e um ticket médio de R$ 984,91.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.