Adeus, ofertas falsas

7 sites para encontrar as melhores promoções da Black Friday 2020 e checar se os descontos são reais

Veja os sites que permitem comparar descontos e encontrar as melhores ofertas do evento e fuja da “Black Fraude”

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Faltando menos de um mês para a Black Friday 2020, que acontece na última sexta-feira de novembro (27), e com muitas marcas já antecipando as promoções, consumidores que esperam encontrar boas ofertas precisam ficar atentos aos descontos falsos. E uma ótima maneira de checar o que vale ou não a pena é acompanhar sites que comparam valores e mostram os melhores descontos.

Para ajudar os consumidores que querem fugir da “Black Fraude”, o InfoMoney fez um levantamento dos principais buscadores e agregadores de descontos, que permitem checar se um desconto é real, usando a base histórica de preços, e mostram onde estão as melhores ofertas dentre as diferentes varejistas que participam do evento.

Embora essas páginas possam ajudar a conseguir ofertas mais em conta, é importante dizer que o próprio consumidor deve ter uma avaliação crítica de toda oferta que encontrar na internet e evitar fazer compras de primeira, ao se encantar por um possível bom desconto, sem fazer uma busca mais apurada.

Aprenda a investir na bolsa

Leia mais:
Black Friday 2020: Em meio à pandemia, evento pode ter descontos menores e lojas cheias viram um problema
Casas Bahia e Pontofrio: Via Varejo anuncia Black Friday antecipada para evitar aglomeração
Saiba evitar os golpes virtuais mais comuns na Black Friday e o que fazer se você for vítima

Fábio Ramos, CEO da Axur, empresa brasileira de segurança digital, também recomenda que os consumidores estejam sempre alerta, já que a data é uma ótima oportunidade para criminoso digitais e fraudadores. Ramos sugere ainda que os consumidores sempre desconfiem de promoções que destoem muito dos preços praticados pelos concorrentes.

“Suspeite de anúncios em massa recebidos via redes sociais ou SMS e, principalmente, desconfie muito se o desconto for bom demais. Aqui, vale aquela velha máxima: quando a esmola é demais, até o santo desconfia”, diz Ramos.

Confira abaixo bons sites para monitorar descontos e conseguir os melhores preços nesta Black Friday:

1. Zoom

O Zoom é um comparador de preços que permite ao usuário buscar pelos produtos com maiores descontos e menores preços. Além disso, é possível conferir o valor histórico médio de cada produto nos últimos seis meses, para avaliar se os descontos realmente compensam.

A plataforma permite que o consumidor crie alertas de preços para qualquer produto de sua preferência. Os melhores descontos levam a etiqueta de “pechincha” pelo comparador e ficam expostos na home do site. Além do site oficial, a ferramenta também está disponível como aplicativo e possui versões para Android e iOS.

PUBLICIDADE

Em 2019, o grupo Zoom adquiriu as operações da Buscapé Company, responsável pela marcas Bondfaro e Buscapé, outros grandes nomes de comparadores de preços no Brasil. Apesar de pertencerem à mesma rede, os três buscadores funcionam em páginas separadas.

2. Buscapé

Considerado um dos ‘dinossauros’ do e-commerce brasileiro, o Buscapé é um site de comércio eletrônico lançado em 1999. O site é um aliado na Black Friday por possuir lista de ofertas em diversas categorias e destacar os itens mais buscados pelos consumidores.

Além de servir como um bom comparador de preço e um buscador de promoções, é possível utilizar o Buscapé como um intermediador de compras, já que o usuário pode adquirir produtos de diversas varejistas por meio do site.

Segundo a Buscapé Company, antiga empresa proprietária do site, o Buscapé recebia, em 2017, mais de 60 milhões de acessos mensais e tinha 25 milhões produtos para comparação (de mais de 8.500 lojas), sendo o líder nesse tipo de serviço no Brasil.

3. Google Shopping

Visando uma atuação mais presente na Black Friday brasileira neste ano, o Google anunciou uma leva de novidades para sua ferramenta “Shopping”, que engloba produtos e descontos no buscador da companhia. A ferramenta de compras do Google agora conta com um índice de preços mais completo.

Para conseguir comparar preços, o usuário só precisa digitar o produto desejado no campo de buscas e selecionar a opção “Shopping” na barra que aparece logo abaixo. É possível ainda refinar a busca, aplicando filtros como preço (até R$ 100 ou até R$ 200, por exemplo), marca (Nike, Adidas, etc.) e vendedor (Centauro, Netshoes e outros).

Segundo a empresa, o Google Shopping ainda permite comparar valores em tempo real entre diferentes sites. Ao se tratar de produtos eletrônicos, por exemplo, é possível consultar a ficha técnica geral do produto, além de ver suas diversas versões em fotos, por meio do banco de imagens do Google.

O Google Shopping também recebeu um rastreador de preços. A novidade permite que o usuário selecione um produto e crie um alerta para receber notificações quando o valor do item cair.

4. Blackfriday.com.br

PUBLICIDADE

Criado pelo Busca Descontos, site brasileiro que hospeda cupons de descontos de diversas lojas online, o Blackfriday.com.br é o site oficial do evento no Brasil e, todo ano, durante a sexta-feira de promoções, exibe um relatório com as dez melhores ofertas das maiores varejistas do país.

O site ainda deixa claro que não realiza nenhuma venda e apenas serve para monitorar os preços do varejo nacional durante a Black Friday. Para ser informado sobre os descontos, o consumidor pode cadastrar seu e-mail e receber diretamente as melhores ofertas oferecidas pelas empresas.

5. JáCotei

Assim como o Zoom, o JáCotei permite comparar ofertas de diferentes lojas e acompanhar a variação dos preços ao longo dos meses.

O site dá destaque para produtos com o selo “Desconto Real”, que significa que determinado produto realmente está mais barato, com base no preço histórico dos últimos meses.

Esse mecanismo permite que o consumidor fique atento às lojas que oferecem falsos descontos. A ferramenta também está disponível como aplicativo e possui versões para Android e iOS.

6. Promobit

O Promobit apresenta uma proposta diferente dos outros comparadores de preços: em vez de mostrar quanto custa o produto em cada loja virtual, ele já apresenta o produto da loja que tem o menor preço.

Outra diferença da plataforma é que ela funciona como uma rede social, já que todas as promoções são cadastradas pelos próprios usuários que utilizam a plataforma, e, posteriormente, são apuradas por funcionários do site.

O site também trabalha com cupons de descontos para algumas lojas parceiras e, assim como os outros comparadores, possui uma lista de desejos que informa ao cliente quando um produto selecionado por ele fica com um preço menor. A ferramenta também está disponível como aplicativo e possui versões para Android e iOS.

PUBLICIDADE

“A comunidade do Promobit é formada por nativos digitais, que entendem bem de e-commerce e sabem apurar e comparar preços. Ainda que os preços passem por um crivo dos nossos funcionários, a nossa comunidade é muito engajada para encontrar esses menores preços”, explica Fábio Carneiro, diretor de atendimento da Promobit.

7. Bondfaro

Assim como o Buscapé, o Bondfaro foi um dos primeiros sites brasileiros de comparação de produtos e preços. O projeto foi iniciado em 1999 e, em meados de 2005, o site foi comprado pelos ex-donos do Buscapé. Na época, o resultado dessa fusão criou a maior empresa de pesquisa de preços da América Latina.

Na mesma linha dos outros comparadores, o Bondfaro apresenta os produtos mais buscados pelos usuários na plataforma e as melhores ofertas em diversas categorias, principalmente eletrônicos e vestuário.

Desde 2019, o Bondfaro pertence ao Zoom, ainda que mantenha suas operações ativas de forma independente.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.