Executivos expõem realidade do empresário brasileiro

Oportunidades e desafios são debatidos por quem conhece o assunto de perto

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O estímulo à atividade empresarial é fator crucial para o desenvolvimento da economia do País, com geração de empregos e crescimento sustentável, mas a realidade do empresário brasileiro é marcada por complexidades que atrasam o andamento dos negócios e, muitas vezes, emperram o desenvolvimento.

Renomados empresários e executivos compartilharam com o Um Brasil as percepções sobre empreender no País e levantaram as principais questões que os afligem.

Entre as dificuldades apontadas, um dos fundadores e integrante do Conselho de Administração da Natura, Guilherme Leal, destaca os desafios que o sistema tributário impõe às empresas. O CEO da Votorantim, João Miranda, por sua vez, ressalta que diversas exigências burocráticas atravancam o planejamento e a criação de novos negócios.

PUBLICIDADE

Pelo lado das oportunidades, a presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Trajano, comenta que, apesar dos entraves, o Brasil oferece muitas possibilidades para quem se interesse por investir no setor produtivo.

Reconhecido como um dos grandes empreendedores da atualidade, o presidente do Grupo XP, Guilherme Benchimol, chama a atenção para o lado financeiro da economia brasileira, que passa por uma transformação com a ascensão das empresas de investimento.

Com foco no papel do empreendedor, a executiva Rachel Maia, cuja carreira conta com passagens por Tiffany e Pandora, aconselha os empresários a constantemente se capacitarem, o que ela considera essencial para ter condições de competir no mercado.

Por fim, o sócio da PwC no Brasil, Ricardo Neves, destaca um ponto importante sobre um dos temas em voga no ambiente corporativo. Segundo ele, inovação faz sentido quando se trata de entender os anseios do consumidor.

Um Brasil

Convida empresários, especialistas, pensadores e acadêmicos de todo o mundo para análises precisas e aprofundadas sobre as questões mais importantes nos cenários econômico e político do País. Uma realização da FecomercioSP, a plataforma UM BRASIL reúne uma gama variada de visões, trabalha pelo aprimoramento do senso crítico do cidadão brasileiro e funciona como um hub plural de conexão de ideias transformadoras.