Fechar Ads

Mesa proprietária é uma boa para os day traders?

Você colocaria seu dinheiro na mão de traders recém-formados e sem experiência, em um ramo no qual menos de 5% realmente conseguem ter sucesso?
Por  Ariane Campolim -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O que está virando moda no ramo de day traders são as mesas proprietárias. Mas afinal, o que é isso?

É um grupo que oferece cursos e treinamentos com a promessa de que, se você passar em uma avaliação, ganhará o dinheiro deles para operar na Bolsa de Valores — sem arriscar o seu dinheiro e ganhando parte dos lucros.

Mas será que isso realmente vale a pena?

Muito se diz que a Bolsa de Valores é um cassino. Para mim, as mesas proprietárias funcionam como tal.

Pense bem, você colocaria seu dinheiro em risco na mão de traders recém-formados e sem experiência, em um ramo no qual menos de 5% realmente conseguem ter sucesso?

É claro que os donos de mesas proprietárias fazem isso, é um ótimo negócio. Mas é um bom negócio geralmente só para eles, pois a mesa sempre vai ganhar. Acredite, quando você perder, a mesa não vai assumir o prejuízo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A verdade é que mais de 90% das pessoas vão falhar. Então, a mesa ganhará muito dinheiro com a venda de treinamentos e as várias chances que os aspirantes a traders irão pagar até conseguir a tão sonhada aprovação. A realidade é que a minoria que conseguir ganhos ainda vai perder.

Além disso, irão dizer que você tem que voltar para o processo de aprovação novamente para operar o dinheiro deles. Tudo isso, claro, mediante um novo pagamento.

Quando você receber a conta com o dinheiro deles, acredite, a mesa não vai assumir a perda. Na maioria das vezes, o trader recém-aprovado terá que cobrir o prejuízo de alguma forma. E mais: quando o trader ganhar, terá que dividir os lucros com a mesa.

Sim, você está entendendo bem o negócio: a mesa sempre vai ganhar!

Agora você entendeu por que estão aparecendo tantas mesas proprietárias e tantos traders dizendo que ganharam dinheiro e querem te ajudar a fazer o mesmo. Na realidade, é um negócio muito vantajoso para eles.

O problema é que a maioria das pessoas não tem conhecimento sobre mercado. Promessas de ajuda e ensino pegam muitos amadores. Muitas vezes, essas pessoas acabam gastando o pouco dinheiro que tinham na tentativa de lucrar. Ou seja, acabam enriquecendo cada vez mais os donos da mesa proprietária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O triste disso é que as pessoas que são iludidas são, geralmente, as que possuem poucos recursos e acabam gastando até o que não tem, acreditando nessa oportunidade.

Um trader de verdade (que aprendeu a lucrar) sabe como multiplicar o dinheiro. Ele não precisa que alguém lhe empreste grana para que consiga ganhar. É preciso auxílio de quem possui conhecimento sério e não de alguém fingindo que vai te dar dinheiro para que comece a investir — fazendo você perder o seu dinheiro, na verdade.

As mesas proprietárias são boas para traders experientes e consistentes, e dificilmente um novato vai conseguir isso em pouco tempo. Mas traders que já sabem como ganhar, como multiplicar, não precisam do dinheiro de uma mesa proprietária.

Entendam, é importante que cada vez mais pessoas aprendam a investir seja no day trade ou no longo prazo, mas não existe facilidade!

Não se iluda acreditando que será fácil e que você mudará de vida fazendo um curso rápido — imaginando que na primeira tentativa será aprovado no teste e ganhará o dinheiro de alguém que não te conhece e vai dividir os lucros com você.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não estou generalizando, existem pessoas que querem ajudar. Mas o que quero expor aqui são os fatos para que você aprenda a reconhecer propostas reais em vez de negócios de pessoas que só querem enriquecer te oferecendo uma ilusão.

Por fim, minha opinião é que as mesas não são um bom negócio. Se fossem, seriam regulamentadas, com pessoas ganhando dinheiro de forma transparente e comprovada.

Aliás, no mundo dos day traders o que falta é isso. Muitos se beneficiam disso para lucrar com a venda de cursos ou abrindo mesas sem realmente ser um trader.

Vamos ver se um dia isso mudará e passará a valer alguma fiscalização para que pessoas que estão começando a aprender sobre como investir não caiam em ciladas. Cabe esperarmos o melhor para que cresça o número de pessoas investindo e fazendo day trade de forma correta e não mais pessoas com histórias tristes, perdendo todo seu dinheiro na busca por uma vida melhor.

Para entender como operar na bolsa através da análise técnica, inscreva-se no curso gratuito A Hora da Ação, com André Moraes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ariane Campolim É influencer e produtora de conteúdo da XP

Compartilhe
Mais sobre

Mais de A vida dos traders