80% dos brasileiros têm objetivos financeiros, mas pouquíssimos acreditam que vão atingi-los; entenda

Uma pesquisa nacional mostrou os hábitos e os conhecimentos financeiros dos brasileiros. Alguns são surpreendentes
Por  Thiago Godoy -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

SÃO PAULO – Recentemente fizemos na XPEED uma pesquisa com abrangência nacional para entender os hábitos e os conhecimentos financeiros dos brasileiros.

Vou compartilhar neste texto algumas descobertas que tivemos, informações que estão sendo usadas para que possamos produzir conteúdo cada vez melhores e acessíveis para a população brasileira.

Saber o tamanho do desafio que temos, além de trazer importantes subsídios e insights, nos motiva a caminhar de forma estratégica e construir uma Escola de Educação Financeira que contemple diferentes linguagens, abordagens e temáticas. Então vamos aos números?

Você sabia que 80% dos brasileiros possuem objetivos financeiros? Porém, apenas um em três acredita que de fato vai conseguir alcançar estes objetivos. E o que é pior, apenas metade se esforça para alcançar estes objetivos.

Ter objetivos é importante, mas acreditar que você vai alcançar e se movimentar para que isso aconteça é essencial.

Você sabia que apenas 34% das pessoas no Brasil tem como objetivo financeiro construir uma reserva para sua aposentadoria? Não somos estimulados a pensar no longo prazo e este talvez seja um dos principais entraves para uma saúde financeira mais em dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você sabia que 90% dos brasileiros afirmam ter necessidades de aprender educação financeira, mas apenas 18% já fez algum tipo de curso neste tema?

Mais impressionante ainda foi constatar que, entre as pessoas que afirmaram possuir um alto conhecimento financeiro, apenas um em dez acertou todas as perguntas básicas sobre juros compostos, por exemplo.

Desafio para casais: aprenda a alcançar a independência financeira a dois

Além disso, quase metade das pessoas pesquisadas se sente insegura ao lidar com números. Quatro em cada dez se sentem culpados e ansiosos quando o assunto é dinheiro e adiam suas decisões financeiras por medo de encarar as próprias finanças.

Como já falei por aqui, a ansiedade financeira impacta a imensa maioria das pessoas, e cerca de 77% dos brasileiros tem algum sintoma de fobia financeira. Você sabia disso?

A pandemia forçou uma mudança de hábitos nas pessoas, e uma das mais marcantes foi o tempo em casa. Com a limitação espacial, as pessoas passaram mais tempo na internet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A preocupação com o futuro fez com que aumentasse significativamente o número de pessoas que disse estar buscando aprender coisas novas pela internet. Mais de 40% das pessoas começou a pesquisar sobre assuntos financeiros durante a pandemia.

Estas são algumas das informações que coletamos na pesquisa e saber de tudo isso, como falei, nos motiva a construir uma missão mais forte.

E você? Qual o seu nível de conhecimento financeiro? E seus comportamentos e atitudes com o dinheiro, são saudáveis? Como você constrói a prosperidade financeira em seu relacionamento, por exemplo?

Na XPEED temos cursos para todos os níveis de conhecimento, fases da vida e objetivos financeiros. E como eu sempre digo, é mais fácil do que você pensa!

Thiago Godoy É head de educação financeira da XP Inc. e especialista em psicologia do dinheiro e bem-estar financeiro. É mestre pela FGV – Tese em Educação Financeira, especialização em Sustentabilidade (University of British Columbia), tem MBA em Marketing (FGV) e graduação em administração (UFJF). Foi diretor de mobilização de recursos e relações governamentais da Associação de Educação Financeira do Brasil, atuando especialmente com populações de baixa renda e escolas públicas. Também atuou com desenvolvimento institucional na Dialogue Direct e Children International (EUA), Fundação Vida Plena (Bolívia), Projuventude e Comitê para Democratização de Informática (Brasil). Instagram: @papaifinanceiro

Compartilhe

Mais de Thiago Godoy