E agora, a Bovespa já está barata?

Uma olhada superficial para o índice P/L mostra que estamos claramente descontados; mas ainda há alguns fatores que nos impedem de ficar otimista
Por  Celson Placido
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Afinal, a Bolsa está barata? Sou questionado nas mais variadas palestras pelo Brasil. Vou discorrer aqui um pouco sobre disso.

Olhando o principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, não acredito que esteja “barato”. Abaixo o gráfico que mais gosto de olhar. Ele é o P/E – Valor de Mercado (P) / Lucro projetados (E). 

Apesar da forte queda do Ibovespa nos últimos 12 meses, de -23% no período, o Índice negocia abaixo da média história de P/E, que é na casa de 10,7x. 

Atualmente, o índice negocia a 9,5x, porém, vale destacar, que ele já atingiu níveis menores de P/E, como em 2011, quando chegou a 8,6x, o que representaria um Ibovespa na casa de 34 mil pontos, mas que poderia apresentar uma queda um pouco maior, dado a piora no cenário político e desaceleração na China.

Baixe agora a Carteira InfoMoney 2016! Basta deixar o seu email abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como o político segue parado (o recesso terminará na semana que vem), mas na outra semana já teremos o Carnaval, e o processo de impeachment tende a manter a não aprovação de ajustes pelo Congresso por um prazo maior, dificultando ainda mais as contas públicas. Além disso, a desaceleração na China, com queda nos preços das commodities tem ajudado a pressionar ainda mais o Ibovespa no curto prazo, principalmente em 2016.

Obviamente que devemos destacar que alguns setores estão negociando a múltiplos interessantes, como setor financeiro (Itaú, Cielo, Cetip, BB Seguridade, Sulamerica), principalmente, além de ações com receitas em dólar (Embraer) e até uma Ambev, por exemplo. 

Seguimos acreditando que com a mudança na metodologia do índice Bovespa (valor de mercado), ações de bancos e Ambev, por exemplo, ganharão maior relevância na composição do índice em comparação com o setor de commodities, que deverá ficar cada vez menor.

Em suma, Ibovespa não está uma barganha, mas alguns ativos estão negociando a múltiplos extremamente interessantes e para quem tem o perfil mais arrojado e agressivo, vale a pena sim ter exposição à bolsa.

Compartilhe

Mais de Segunda opinião