O que preocupa o Copom?

Uma análise da ata do COPOM, BoJ (Bank of Japan - Banco Central Japonês) e as pautas do Congresso.

Alexandre Aagesen

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Ontem você dormiu cedo. Aquele chazinho, limão, gengibre e mel. Fim de ano é agitado e você quer estar bem. Hoje, acordou tranquilo, fez seu treino, estudou para sua certificação (você está atrasado). Deixou os filhos dormirem um pouco mais, eles estão de férias, foi para o escritório e pegou um café. Entre o seu chá e o seu café, tudo mudou. Enquanto você lia as notícias agora cedo, o café esfriou e o suor desceu. Primeiro, a decisão do Japão, na calada da noite (ok, lá não era “calada da noite”). Depois, o Congresso com pauta cheia. Agora cedo, Ata do Copom. Saudade do chá de ontem, né? Yesterday, all my troubles seemed so far away.

No Japão, o BoJ foi muito mais dovish que o mercado esperava. Aquele trade “crowdiado” long yen explodiu na cara do seu gestor favorito, tomara que ele estivesse pequeno. O Copom também foi mais dovish. Não no nível Fomc, sem exageros, mas mais do que estava no comunicado. Dove nível Campos Neto ainda é mais apertado que um Powell tentando ser hawk. A ata trouxe os riscos geopolíticos, fiscais e o El Niño, mas está preocupada mesmo com uma redução dos investimentos na economia real. Vale particularmente abrir a ata e ler o parágrafo 19.

O Congresso, aquele universitário em fim de semestre, corre para fechar as últimas matérias e poder sair de férias. Muito energético, café, noites mal dormidas. Você lembra, eu sei. Aqui é para aprovar as Diretrizes Orçamentárias, o Orçamento em si e tributar apostas esportivas. Eu até apostaria que vai aparecer algum puxadinho por aqui, mas eu ia acabar sendo tributado. Deixa pra lá.

Continua depois da publicidade

Ficou com alguma dúvida ou comentário? Me manda um e-mail aqui.

Tópicos relacionados

Autor avatar
Alexandre Aagesen

Com mais de 16 anos de mercado financeiro, é CFA Charterholder, CAIA Charterholder, autor do livro "Formação para Bancários", professor convidado e Investor na XP Investimentos