Inferência e Superstição

Jogue os dados. Chegue a conclusões absolutas. Confie nelas. Quebre.

Alexandre Aagesen

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Ian Stewart, o matemático “famoso”, não o cara dos Rolling Stones (que é famoso de verdade), conta uma anedota engraçada em seu livro “Concepts of Modern Mathematics”: “Um astrônomo, um físico e um matemático estavam passando férias na Escócia. Olhando pela janela do trem eles avistaram uma ovelha preta no meio de um campo. ‘Que interessante’, observou o astrônomo, ‘na Escócia todas as ovelhas são pretas’. Ao que o físico respondeu: ‘Não, nada disso! Algumas ovelhas escocesas são pretas’. O matemático olhou para cima em desespero e disse: ‘Na Escócia existe pelo menos um campo, contendo pelo menos uma ovelha e pelo menos um lado dela é preto'”. Naturalmente, Ian Stewart é matemático, e claramente há uma “puxação” de sardinha aqui.

Mas sendo mais como o matemático, não há evidências suficiente, nem justificativa lógica para embasar o “Sell in may and go away”. Mas se for real e todas as ovelhas da Escócia forem pretas, sua última oportunidade do ano chegou e foi embora sexta. Se for verdade mesmo, daqui pra frente, é só pra trás. Por sorte, não sou supersticioso. Três toques na madeira, segura seu pé de coelho, carinho na cabeça do tourinho de ouro e bora pra junho.

E falando em daqui para frente, vale olhar para trás. Comece pelo One Page de sexta. Todos os indicadores econômicos nos EUA que estavam mostrando uma desaceleração da economia. Dali a cinco minutos sairia o PCE. E saiu. E veio bom (digo, baixo) – particularmente o Core PCE. Na sequência, veio o ISM de manufatura. Que veio fraco. Muito fraco. Muito fraco mesmo. E bote fraco nisso. Apesar de tudo, discursos seguem hawk, o clima continua de velório nos mercados e a curva curta segue flat. Como diria Hardy, a hiena, “Oh céus, oh vida, oh azar… isso não vai dar certo”.

Continua depois da publicidade

Ficou com alguma dúvida ou comentário? Me manda um e-mail aqui.

Tópicos relacionados

Autor avatar
Alexandre Aagesen

Com mais de 16 anos de mercado financeiro, é CFA Charterholder, CAIA Charterholder, autor do livro "Formação para Bancários", professor convidado e Investor na XP Investimentos