De mal a pior

Nenhum problema nasce grande. Mas se você regar direitinho, ele cresce que é uma beleza.

Alexandre Aagesen

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Finalmente chegou o outono. Eu sei que oficialmente já faz tempo que é outono, e não estou falando do frio ou do ar seco. Não são as folhas do quintal que a Sandy canta, mas sim, ela está certa: o outono é mesmo sempre igual. Mas o que marca o outono de verdade, é o início da temporada de crianças doentes. E foi oficialmente dada a largada. O outono é sempre igual; as crianças dormem muito mal. Mas não fui o único a dormir mal esse final de semana. Emmanuel Macron, é o nome dele. Começa com o Parlamento Europeu, com uma votação desastrosa para a ala do presidente francês. Termina com ele desmanchando todo o Parlamento Nacional e chamando antecipadamente eleições gerais. Não sei se foi uma boa decisão, mas ele também não me perguntou, então ok.

Mas as más notícias ainda não estavam no fim. Quando me sentei para escrever hoje pela manhã, descobri que minha senha tinha expirado. Parece algo menor, algo simples, só atualizar, mas claro que não. Vamos ao atendimento central; para uma nova senha você precisa abrir um chamado. Quando volto para o meu lugar, está ocupado. Vou sentar com o estagiário. Os problemas começam pequenos, mas vão crescendo. Exatamente como foi a evolução do mercado desde sexta. Começa com o IGP-DI (iiihh, mais alto), segue com Non-Farm Payroll (uou, MUITO mais alto), Haddad sendo interpretado numa conversa privada (não foi nível Temer, mas olha o que fez com a curva). Chega o final de semana, tem Macron (de novo ele) falando em mandar tropas para a Ucrânia, Putin fazendo exercício militar em Cuba, e ainda tivemos as falas dos Omettos e Esteves desse país. Lembrei daquela história de chegar perto do precipício e recuar. O precipício está aí. Falta o recuo. Hoje o mercado abre e… quem me dera os problemas fossem só o IGP-DIiiihh.

Mas você piscou e o fim de semana acabou. Começa a nova semana e o foco é um só. Reunião de política monetária nos EUA. Deve manter, amplamente esperado. Na verdade, se a decisão for qualquer outra, o mercado vai esquisitar, acho que mesmo se for um corte. Efeito colateral da política de over-telegrafar os próximos passos. Mas depois da decisão, temos o Dot Plot. Apesar do relatório de quarta ficar velho já na quinta, todo mundo vai estar olhando pra ele. E você ainda vai me ler aqui falando sobre, na quinta-feira pela manhã. Mas já estou me antecipando: já nasce velho.

Continua depois da publicidade

Ficou com alguma dúvida ou comentário? Me manda um e-mail aqui.

Tópicos relacionados

Autor avatar
Alexandre Aagesen

Com mais de 16 anos de mercado financeiro, é CFA Charterholder, CAIA Charterholder, autor do livro "Formação para Bancários", professor convidado e Investor na XP Investimentos