Bateu na trave – de novo

Mais uma vez o Congresso americano passa uma lei nos últimos minutos para manter o governo aberto e funcionando.
Por  Alexandre Aagesen -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O que é o One Page? Esse relatório nasceu pra dar um pouco mais de profundidade no seu morning call. As piadas (majoritariamente sem graça) são a isca para você continuar lendo. O anzol, nesse caso, é aprender alguma coisa. Espero que goste da leitura.

Sabe quando você precisa entregar um trabalho na faculdade? Você tem três meses pra preparar tudo, mas claro, deixa para as últimas 12 horas, com muito energético, Wikipedia (ou ChatGPT, se você é jovem) e estresse. Aí você vira estagiário, e tudo continua sendo feito na noite anterior. Analista, especialista… até que você vira Presidente (ou speaker) do Congresso Federal dos Estados Unidos da América, com toda pompa possível: e segue igual. Pois é, mas enquanto você é estagiário e seu atraso pode te gerar no máximo uma demissão, nesse caso o risco era de paralisar o governo da principal economia do mundo. Orçamento não foi plenamente entregue e aprovado, mas pelo menos temos um prazo adicional para discutir os detalhes. E depois os EUA ficam surpresos quando a Fitch e a Moody’s reclamam do seu fiscal.

Sexta ainda tivemos alguns dados que vale comentar. Desemprego no Brasil cai mais um pouco e o mercado fica na dúvida entre alguma desaceleração a frente, ou pura e simplesmente inflação voltando. Lá nos EUA, core-PCE desacelera mais e fica em apenas 0,1% – é esse o índice que o Fed olha e, se continuar assim, o mercado vai ficar muito feliz.

Semana importante, cheia de dados e acontecimentos. Todo mundo de olho nos dados de emprego americano, mas vale também olhar a reunião da OPEP, que acontece na quarta. Essa reunião específica tem muito mais poder do que parece. Dependendo do que decidirem, pode gerar mais inflação nos EUA ao longo dos próximos trimestres e, nessa época do ano em 2024, vamos estar em eleições por lá. Inflação nos 12 meses antes das eleições tem forte correlação negativa com reeleição ou não de quem está na Casa Branca.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ficou com alguma dúvida ou comentário? Me manda um e-mail aqui

Alexandre Aagesen Com mais de 15 anos de mercado financeiro, é CFA Charterholder, autor do livro "Formação para Bancários", host do podcast "Mercado Aberto" e Investor na XP Investimentos

Compartilhe

Mais de One Page

One Page

O tal do Precatório

Wikipedia: "Precatórios são formalizações de requisições de pagamento de determinada quantia por beneficiário, devida pela Fazenda Pública, em face de uma condenação judicial definitiva, ou irrecorrível".