A verdade sobre o day trade que você não quer saber

A verdade é que quanto mais conhecimento você adquirir sobre a profissão de day trader, mais a sua curva de prejuízos vai crescer

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre
Investidor acompanha ações
(Shutterstock)

Sonhar com uma vida melhor é o que motiva muitas pessoas a se levantarem da cama todos os dias.

Todo ser humano tem sonhos, e isso inclui conseguir dinheiro para realizar a maioria deles. Quem não sonha com uma casa melhor, um carro novo ou mesmo em manter as contas em dia – já é uma vitória em tempos de pandemia.

Porém, temos que tomar cuidado com as motivações distorcidas, principalmente, quando somos induzidos a acreditar que existe um estilo de vida absolutamente perfeito, como algumas pessoas insistem em ostentar nas redes sociais.

O sonho de um estilo de vida perfeito faz com que, às vezes, passemos a acreditar que sempre falta algo.

Então, se aprendermos algo novo ou tentarmos uma técnica exclusiva, finalmente avançaremos e conquistaremos tudo que sempre desejamos. Só que não, a vida não é assim e muito menos nas operações de day trade.

Atualmente, temos uma variedade de cursos, de técnicas de fotos para Instagram a soluções para ficar rico em poucos dias. Mas diz o ditado: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Ou seja, precisamos desconfiar mesmo.

Tenho visto um grande aumento na oferta de cursos de day trade, assim como o número de investidores na bolsa, que só cresce.

O grande problema está na ilusão que alguns destes cursos disseminam pela internet. Vendem a ideia de que é muito fácil e rápido passar operar como day trader e ganhar muito dinheiro. Dão a impressão de que, após um fim de semana de aulas e um pouquinho de treino, os investidores acumularão ganhos impressionantes e, claro, conquistarão os bens cobiçados e estilo de vida tão sonhado.

Porém, a verdade é que boa parte desses “cursos” não está devidamente embasada em técnica, conhecimento e experiência real de operação no mercado financeiro.

PUBLICIDADE

Ora, mas resultados variam conforme a dedicação que se aplica aos estudos e aos simuladores. Podemos afirmar com certeza que não existe um curso milagroso ou habilidade que, ao ser aprendida, muda a vida em um passe de mágica.

A verdade sobre o trade – que pode ser difícil de aceitar! – é que você vai perder algum dinheiro até aprender a ganhar com a sua estratégia. Vai levar meses, até mesmo anos para que você consiga ver algum retorno com essa profissão.

Ser um trader vai exigir muito de seu tempo e sua atenção. Muitas vezes, sua família e até você mesmo não conseguirá entender o que está faltando para você alcançar um patamar de resultados positivos.

A verdade é que quanto mais conhecimento você adquirir sobre a profissão de day trader, mais a sua curva de prejuízos vai crescer.

O motivo disso é que sempre que estamos aprendendo algo novo, sempre vamos errar muitas vezes até ter experiência e aprender a maneira correta de executar os trades.

Então, se você começa a aprender sobre o day trade imaginando que em alguns poucos meses o seu investimento inicial naquele curso – que consumiu as suas reservas – já poderá te trazer uma nova realidade para a sua vida, a decepção é quase certa.

Essa mudança talvez seja na sua mentalidade: você perceberá que essa é uma profissão difícil, de muito risco e na qual você terá que lutar bastante para aprender o necessário para conquistar aquele desempenho que alguém postou em uma rede social ou mostrou em algum curso como sendo algo muito fácil de conseguir.

Aliás, fácil para ele que ganhou dinheiro com a venda de curso, sem se importar com as pessoas e os sonhos delas.

PUBLICIDADE

Aqui entra o ponto em que os profissionais sérios vão te dizer que é difícil, mas as pessoas não estão preparadas para ouvir. Afinal, vende muito mais o conto de fadas do que a realidade.

Neste mundo de incertezas e de muito trabalho, a verdade é que algumas pessoas se sentem aprisionadas e querem acreditar que há um modo fácil de mudar toda a realidade ao seu redor.

Mudar é possível, mas exige esforço e aprendizado. No caminho de um day trader iniciante há muitas dificuldades, e não se pode desistir mesmo quando tudo está dando errado. Principalmente, ter muita persistência para suportar as dificuldades que não são poucas.

Entenda, esse caminho vai levar algum tempo, ninguém se torna um especialista em algo sem estudar muito e treinar. Trade não é sorte, não tem técnica milagrosa, não é no próximo curso que você vai encontrar finalmente a solução.

A verdade é que conseguir mudar de vida e realizar seus sonhos depende de você. Se for através do trade, aprenda que terá de plantar muito antes de colher algum resultado.

Não adianta gastar rios de dinheiro em vários cursos, não adianta querer investir sem uma reserva de emergência. Você também não vai ganhar rios de dinheiro para pagar as contas amanhã.

Iniciar na profissão de day trader pensando em ganhar dinheiro para gastar amanhã é uma armadilha. Ser day trader é um processo de longo prazo, com paciência, estudo, ganhando experiência e acumulando algum dinheiro entre os ganhos e perdas do começo. A constância levará ao sucesso. Vá aos poucos e confie que você vai conseguir!

Ariane Campolim

Ariane Campolim é produtora de conteúdo na Clear Corretora. Atua como investidora desde 2015, principalmente como trader. Antes de trabalhar no setor, ela foi analista de tecnologia do Itaú Unibanco. É formada em física médica pela UNESP e cursou pós-graduação em negócios e gestão de pessoas no Insper

Leia também