Coloque tudo no papel!

Muitas vezes, algo que imaginamos ser muito difícil, torna-se simples ao avaliarmos o passo a passo com calma e com a mente aberta. Veja como fazer e comprove.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Já falamos aqui sobre a importância de anotar os gastos, agora vamos falar da importância de também anotar os objetivos e para aproveitar o clima de ano novo, quando normalmente estamos mais inspirados a mudanças e abertos a novas possibilidades, esta época se faz perfeita para traçar metas, de forma prática, leve e gostosa.

Primeiramente, não se limite!

Coloque tudo o que você gostaria de conquistar em um papel (se você preferir muito o computador, ok, mas o papel costuma ser mais eficaz nestes casos): os pequenos, médios, grandes e até mesmo os aparentemente impossíveis objetivos devem entrar nesta lista.

Liste todos os seus desejos e depois retorne ao primeiro item que escreveu: pense no que é necessário para alcança-lo, quais as ferramentas que você possui hoje, quais precisa e monte o passo a passo necessário para que ele se realize.

Sem pressa, faça isto com cada um dos itens. Sem “se podar”, deixe fluir…

A cada obstáculo que surgir no caminho pense em como pode resolver. Trace o “Plano A”, o “Plano B”, o “Plano C” e quantos mais forem necessários. O importante é você levantar várias alternativas, novas possibilidades e saber como alcançar todos os objetivos.

Depois, quando você achar que terminou, olhe para cada item e veja se eles estão lhe levando para um mesmo caminho: este deve ser o caminho principal da sua vida, o resultado final deve ser o objetivo que você tem para você; se forem diferentes, você precisará refletir um pouco mais, mas se te levarem para o que você realmente quer, mãos a obra! É hora de começar a realizar!

O fato de você colocar os objetivos e os passos detalhadamente em um papel facilita (e muito!) você enxergar o todo, entender cada passo necessário, avaliar o que realmente é importante, o que realmente vale a pena e como alcançar cada objetivo.

Lembrando que é fundamental você não se limitar e construir vários cenários.

Faço isto com meus clientes, minha família e alguns amigos e o resultado é sempre surpreendente!

Depois, conte-nos sua experiência!

 

A equipe The Money Camp deseja a todos os leitores do blog “Além do dinheiro” um 2015 repleto de realizações, sem limites para sonhar e com muita Educação Financeira inserida no dia a dia.

Alessandra Coser