XP Inc. abre 300 vagas para assessores de investimentos em 2024; veja como participar

Seleção será realizada nas cinco regiões do país e busca profissionais sem experiencia ou em trânsição de carreira

Equipe InfoMoney

XP Inc. (Reprodução: Youtube)

Publicidade

A XP Inc. abriu 300 vagas para a contratação de assessores de investimentos de todo o país. A profissão vem ganhando espaço nos últimos anos: o número de assessores no Brasil saltou 13,5% em um ano, atingindo mais de 25 mil profissionais, segundo dados da Associação Nacional das Corretoras de Valores (Ancord) até dezembro de 2023.

Para fomentar esse mercado, a XP reabre o programa XP Future, com foco no recrutamento de profissionais com habilidades comerciais, sem experiência no mercado financeiro e que desejam se tornar assessores de investimentos. São esperados tanto os profissionais que estejam no começo da carreira como aqueles em transição de uma área para outra.

O programa foi criado em 2021 e tem como principal característica a formação de profissionais. “A figura do assessor é o nosso core business e nosso maior diferencial como negócio. Foi assim que começamos. É um profissional essencial para levar educação financeira aos brasileiros. Só que é um mercado que não existia no Brasil e estamos criando. E, por isso, vamos atrás de talentos de fora do mercado financeiro para criarmos um novo pool de profissionais”, diz Julio Mello, head de canais diretos da XP Inc.

Download Gratuito

Guia Onde Investir 2024

Descubra as melhores oportunidades para lucrar e se proteger em 2024

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A XP busca um time qualificado de profissionais com vontade de aprender, aptidão comercial e didática para ensinar, carisma, empatia e que saibam solucionar problemas.

“A qualidade do serviço é imperativa na estratégia da XP ao formar assessores. Por isso, o XP Future tem uma trilha de aulas e aperfeiçoamento durante 12 meses. A ideia é que o profissional adquira toda a parte técnica e aprimore a parte comercial ao entrar na empresa”, explica Lucas Chamadoiro, sócio e head comercial responsável pelo XP Future.

Na XP hoje, clientes que têm acima de R$ 50 mil em patrimônio possuem acesso a assessores de investimentos no auxílio da vida financeira.

Continua depois da publicidade

Como vai funcionar?

O programa terá processos seletivos em 18 cidades de todas as regiões do Brasil. São elas: São Paulo (SP), Joinville (SC), Rio de Janeiro (RJ), Maringá (PR), Salvador (BA), Goiânia (GO), Sorocaba (SP), Manaus (AM), Campos dos Goytacazes (RJ), Petrópolis (RJ), Volta Redonda (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Londrina (PR).

Para participar, os interessados devem se inscrever no site do XP Future, indicando a cidade em que mora. Todos serão avaliados e pré-selecionados em uma entrevista por telefone.

Depois disso começam as etapas de testes, com dinâmicas em grupos e entrevistas com banqueiros da casa, supervisores, coordenadores e head de operação. Na última etapa, o candidato é entrevistado por um sócio para avaliar se há “fit com a cultura da empresa”, segundo explicou Chamadoiro.

Ao ser aprovado para a vaga, o profissional passará as três primeiras semanas em capacitação técnica e de comportamento com professores. Depois desse período começa o trabalho de forma supervisionada. “Montamos essa estrutura porque vamos buscar pessoas sem bagagem no mercado financeiro, queremos generalistas. Conforme eles forem se desenvolvendo, ganham autonomia”, afirma o responsável pelo XP Future.