Sucesso profissional implica finanças organizadas

Segundo consultora de RH, orçamento em desordem pode interferir no ingresso no emprego dos sonhos e no desempenho profissional

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – De acordo com a consultora em Recursos Humanos do Grupo Catho, Gláucia Santos, o sucesso na carreira e o equilíbrio das finanças são dois fatores que andam juntos na vida de um profissional.

“Ela [finanças] pode mudar os planos do profissional, que ao invés de escolher uma oportunidade de crescimento na carreira, optará por um salário maior”, afirmou.

A consultora ainda disse que as finanças desorganizadas podem interferir no ingresso no emprego dos sonhos, já que o profissional não terá como investir na capacitação exigida pela vaga que pretende ocupar.

Complica o desempenho

Aprenda a investir na bolsa

Além disso, outra interferência do orçamento na carreira é que ele tira o foco do profissional e seu desempenho no trabalho passa a ser afetado. “Como qualquer problema pessoal, as finanças podem tirar a concentração do profissional”, disse.

Gláucia ainda afirmou que o profissional não tem muita saída: se quiser o posto desejado no mercado de trabalho, terá que equilibrar as finanças.

As consequências em caso de a pessoa não conseguir manter o orçamento equilibrado são muito sérias. Isso porque, o profissional poderá ficar sem rumo na carreira, o que leva à frustração.

Cuidado com vilões

E para que você consiga manter suas contas em dia, é preciso atentar a certos vilões do orçamento, que fazem com que o salário acabe antes das contas:

  • Não ter noção do quanto recebe: Você já foi comunicado sobre o que irá ganhar, tanto com salários como com benefícios. Então, a partir desta quantia é que você deve planejar seus gastos.
  • Não calcular pequenas contas: As pequenas despesas costumam ser esquecidas quando se calcula o orçamento.
  • Eventualidades: As eventualidades podem fazer com que você quebre e, para evitar isso, sempre tenha um dinheiro guardado.
  • Dívidas: Se você ganha pouco, nem pensar em contrair dívidas. Seu cartão de crédito pode ajudá-lo a realizar sonhos e ter em mãos aquilo que demoraria para conseguir, mas planeje-se ao realizar uma compra com ele.
  • Decisões erradas: Um sonho de consumo pode virar um pesadelo se você não souber a melhor forma de pagá-lo.