Seu bolso: como fazer o vale-refeição durar até o fim do mês?

Escolha bem os restaurantes, busque promoções, planeje extravagâncias e evite usar o vale para outras finalidades

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Quem nunca chegou ao dia 20 desesperado para saber quando será o pagamento do próximo vale-refeição da empresa que atire a primeira pedra.

Benefício bastante concedido no mundo corporativo, o vale-refeição tem o objetivo de ser usado para arcar com os custos da alimentação do funcionário durante os dias em que ele está no trabalho, mas nem sempre é isso que acontece.

Para chegar ao fim do mês com o dinheiro do almoço garantido, siga algumas dicas:

  • Relação custo-benefício: normalmente o valor do vale-refeição é compatível com o preço da alimentação ao redor da empresa, mas nem sempre os funcionários comem da mesma forma. Quem é adepto de um bom prato na hora do almoço, deve procurar locais que sirvam refeições mais baratas, para poder ter o prazer de comer bem, sem ultrapassar os limites diários;
  • Sobremesa e bebida gratuitas: quem não abre mão do suco, durante a refeição, ou do docinho, na hora da sobremesa, pode buscar lugares que fazem promoções, como sobremesa ou suco gratuitos. Caso não encontre, dose o valor da refeição. Se só a comida ultrapassar o limite, leve um docinho de casa para matar a vontade. E a bebida? Se realmente for impossível digerir a comida sem líquido, opte por um copo de água;
  • Bom gosto: quem não abre mão de um bom restaurante, mas também não pode sair por aí esbanjando dinheiro, pode se programar para freqüentar locais mais caros algumas vezes no mês. Mesmo que o valor nestes dias vá além do limite, economize nos demais almoços, seguindo as dicas anteriores;
  • Benefício de trabalho: como o próprio nome já diz, o vale-refeição é um benefício que deve ser utilizado nos dias de trabalho. Mas quem nunca sacou o talão ou o cartão para pagar a pizza do fim de semana? Não é pecado nenhum fazer isso, desde que você arque com as conseqüências de ter menos para gastar durante os dias de trabalho.

Economia no trabalho

Aprenda a investir na bolsa

Para ajudar ainda mais a economizar no ambiente de trabalho, cafezinhos e lanchinhos entre uma refeição e outra também podem acabar com o seu orçamento.

Se a empresa em que você trabalha oferece o cafezinho e a bolachinha para matar a fome dos intervalos, ótimo! Se não, leve seu lanche de casa. Você economiza e pode optar por algo mais saudável.