Seguro-desemprego sairá em 15 dias com novo sistema de concessão

Isso porque, segundo o ministro do Trabalho e Emprego, com a ferramenta, o trabalhador poderá requisitar o benefício via internet

SÃO PAULO – Previsto para entrar em vigor em março de 2010, o novo sistema de concessão do seguro-desemprego fará com que o período de espera para liberação do benefício seja reduzido no decorrer do próximo ano.

Isso porque, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (30) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, com a ferramenta, o trabalhador poderá requisitar o seguro-desemprego via internet.

Dessa forma, o tempo que o trabalhador levará para receber o seguro sairá dos atuais 45 dias para apenas duas semanas.

PUBLICIDADE

Homolognet
Em fase final de implantação, o sistema batizado de Homolognet controlará todas as fases da rescisão de contrato de trabalho, desde a elaboração do Termo de Rescisão pelo empregador até a homologação da rescisão de contrato pelo MTE (Ministério do Trabalho do Emprego).

Em 1º de dezembro deste ano, o Ministério implantou um sistema parecido, chamado de Sirett (Sistema de Registro de Empresa de Trabalho Temporário), em que o pedido de registro e seu processamento passou a ser feito por meio da web.