Profissionais de Finanças e Contabilidade serão mais disputados em 2025, diz empresa

Headhunters apontam as habilidades técnicas e comportamentais mais buscadas – e o que as empresas deverão fazer para reter talentos

Maria Luiza Dourado

Fila para feira de empregos em Uniondale, Nova York (Foto: Shannon Stapleton/Reuters)
Fila para feira de empregos em Uniondale, Nova York (Foto: Shannon Stapleton/Reuters)

Publicidade

Em um cenário de mercado de trabalho aquecido, profissionais da área de Finanças e Contabilidade que unem habilidades técnicas mais procuradas, como análise financeira e de dados, a soft skills, como inteligência emocional e resolução de problemas, serão disputados pelas empresas neste primeiro semestre de 2025 – que deverão concentrar esforços na retenção de talentos.

As informações foram compartilhadas com exclusividade ao InfoMoney pela Robert Half, empresa especializada em consultoria em recursos humanos.

Segundo os headhunters de Finanças e Contabilidade da empresa, as áreas funcionais com mais demanda de contratação no primeiro semestre de 2025 são: Contabilidade; Planejamento e Análise Financeira (FP&A); Controladoria; Folha de Pagamento/Payroll; Liderança e Gestão.

Continua depois da publicidade

Leia mais: Para 80% dos profissionais de finanças, a remuneração não subiu em 2024; veja números

Falta de oportunidades?

O IBGE divulgou recentemente os dados mais recentes da PNAD (último trimestre de 2024). O estudo apontou uma taxa de desemprego de 6,2% para a população geral, enquanto o índice para profissionais qualificados (25 anos ou mais e com formação superior) foi de apenas 3% no mesmo período.

Apesar de parecer saturado, esse cenário indica, na verdade, um mercado de trabalho aquecido e, portanto, uma alta demanda por profissionais qualificados. “Essa taxa de 3% indica um mercado extremamente aquecido, onde as empresas estão enfrentando um cenário altamente competitivo”, explica Leonardo Berto, gerente da Robert Half.

Alerta

Com a alta procura por mão de obra qualificada, os esforços dos gestores devem estar relacionados à retenção de talentos.

“O mercado está buscando talentos. Mas a oferta de mão de obra qualificada, especializada e de alta performance está baixa, então, naturalmente, a busca das empresas passará por profissionais que estão empregados. Por isso, a palavra de ordem é trabalhar na retenção, valorização e desenvolvimento de carreira nas políticas de gestão”, completa Berto.

Competências mais procuradas

Os profissionais da Robert Half compartilharam suas impressões sobre as habilidades técnicas mais demandadas em Finanças e Contabilidade:

Continua depois da publicidade

Já entre as habilidades mais raras, foram listadas:

Soft skills mais procuradas

Entre as habilidades comportamentais mais demandadas, estão:

Já entre as habilidades comportamentais mais raras, foram listadas:

Continua depois da publicidade

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.