Diz jornais

Problemas: Petrobras atrasa pagamento de bônus sobre lucros para funcionários

Empresa alega que pagamento não foi feito por conta da não divulgação de balanço do trimestre

SÃO PAULO – A Petrobras (PETR4) não vai pagar o PLR (Participação nos Lucros) para os funcionários na data estimada, avisou a companhia neste final de semana. De acordo com o Estado de S.Paulo e O Globo, a empresa tradicionalmente repassa a PLR em janeiro, mas esta deverá ser atrasada por conta do atraso na divulgação dos resultados financeiros do terceiro trimestre.

Envolvida em uma série de escândalos, a Petrobras não conseguiu ter seu balanço aprovado por um auditor externo, que se recusa a assinar o documento para não ser responsabilizado. O RH da companhia teria dito aos seus funcionários que os resultados serão aprovados ainda este mês, o que permitiria o pagamento.

Como a empresa usa os valores do balanço no cálculo na PLR, um é necessário para o pagamento do outro. “É necessário conhecer esses valores”, alega a empresa, que diz que não pode negociar a PLR de 2014 com os sindicatos. O Sindipetro, dos trabalhadores de indústria do petróleo, confirmam. 

PUBLICIDADE

O PLR seria pago, 40%, no dia 10 de janeiro, enquanto os outros 60% seriam disponibilizados em julho. O sindicato alega que o bônus nunca foi atrasado antes, mas que a empresa pode pagar sim os 40% em janeiro e ajustar a diferença na segunda parcela, quando o balanço já vai ter sido conhecido. 

Paralisação?
Um dos efeitos do atraso pode ser uma paralisação. Os trabalhadores começarão uma vigília, afirmando que o pagamento da PLR não pode ser atrasado por conta dos corruptos. Para contornar a situação a empresa ofereceu adiantar a primeira parcela do seu 13º salário. A empresa deverá comunicar a decisão nesta segunda.