AO VIVO Stock Pickers: Wilson Neto, analista da Clear, e Felipe Pontes, professor do MBA de ações e Stock Picking, falam sobre Day Trade

Stock Pickers: Wilson Neto, analista da Clear, e Felipe Pontes, professor do MBA de ações e Stock Picking, falam sobre Day Trade

Pesquisa: 93% dos consumidores da terceira idade têm renda própria

Embora apenas 22% da população acima de 60 anos exerça atividade laboral, maioria tem renda e contribui com a família

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A ampla cobertura previdenciária do País permite que 93% dos brasileiros na terceira idade tenham renda própria, embora apenas 22% ainda exerçam alguma atividade laboral remunerada. A estimativa faz parte do estudo da Somatório Pesquisa, que traçou o perfil do consumidor com mais de 60 anos.

O estudo mostrou que 69% das pessoas na terceira idade são as principais responsáveis pelo orçamento familiar. Na classe D, esse percentual chega a 77% e, na classe C, a 68%.

Importância na família
Quanto mais baixa a classe econômica, maior a contribuição que os membros da terceira idade têm na renda familiar total. Nas famílias da classe A, por exemplo, os idosos representam, em média, 55% da renda. O percentual aumenta para 59% na classe B, 72% na classe C e representa 88% nas famílias da classe D.

Aprenda a investir na bolsa

“Além da contribuição para a formação da renda de suas famílias, a autoridade patriarcal e matriarcal faz com que 79% se reconheçam como chefes de seus domicílios, exercendo um forte papel de formadores de opinião junto aos demais membros de suas famílias”, aponta o estudo.

A pesquisa foi feita com base em 1.523 entrevistas domiciliares e por telefone, em 10 mercados regionais, envolvendo representantes de ambos os sextos, com idade a partir de 60 anos, das classes A, B, C e D e formados por solteiros, casados, separados e viúvos.