Pasep: mais de 178 mil trabalhadores ainda não sacaram os benefícios

Quem não fizer o saque do abono, no valor de um salário mínimo, até 30 de junho perde o direito ao benefício

SÃO PAULO – Mais de 178 mil pessoas ainda não sacaram o abono do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), relativos ao ano de 2008.

Têm direito ao abono os trabalhadores cadastrados no Pasep há, no mínimo, cinco anos, e que tenham obtido renda mensal de até dois salários mínimos no ano de 2007.

É necessário também que o participante tenha trabalhado pelo menos trinta dias do ano considerado com carteira assinada, e que isso conste na Rais (Relação Anual de Informações Sociais), entregue pelo empregador.

Montante pago

PUBLICIDADE

Desde o início da abertura do calendário de pagamentos, em agosto de 2008, o Banco do Brasil já desembolsou R$ 829,6 milhões em abonos. Quem não efetuar a retirada até o dia 30 de junho deste ano perde o direito ao benefício, que é devolvido ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

O estado de Roraima, até a primeira quinzena deste mês, registrou o menor índice de pagamento de abonos do País, com 50,4% do total de benefícios identificados. Na outra ponta, o estado da Paraíba pagou 97,4% dos abonos e o Ceará, 97,3%.