Liderança

Os 10 erros de comunicação que podem acabar com sua promoção

Muitos profissionais sonham em conquistar cargos de liderança, mas perdem suas chances com possíveis erros de comunicação. Veja quais são eles

SÃO PAULO – Muitos profissionais sonham em conquistar um cargo de liderança. Porém, como eles podem mostrar a seus gestores essa competência? De acordo com um estudo com mais de 4 mil profissionais, o que empresas procuram nos líderes é seriedade com excelentes habilidades de comunicação.

Alguns podem pensar que é bem comunicativo e extrovertido, o que já os caracteriza como bons executivos. Em vez disso, estas pessoas cometem grandes erros ao se comunicar em um ambiente de trabalho, seja na forma de se dirigir com seus superiores ou por meio do próprio conteúdo da conversa.

Publicado no site da Forbes, o estudo listou os 10 piores erros de comunicação que instantaneamente poderão fazer desaparecer suas chances de promoção:

PUBLICIDADE

1. Comentários preconceituosos
Dos executivos entrevistados, 72% afirmaram que os comentários racialmente preconceituosos são um grande erro para os homens e 70% disseram o mesmo para as mulheres. Esta ofensa é um bom motivo para não promover alguém, pois estas observações refletem um julgamento ignorante e revelam uma inteligência emocional baixa, de acordo com os pesquisadores.

2. Piadas inapropriadas
Este erro de comunicação é o segundo pior para os entrevistados. Contar piadas inapropriadas, como racistas, sexistas ou sobre qualquer teor preconceituoso, pode deixar as pessoas desconfortáveis. Isso também revela uma incapacidade do profissional em entender e interpretar o público e o ambiente em que está. Por outro lado, 61% dos executivos acreditam ser capazes de perceber o humor dos outros e efetivamente ajustar seu idioma, tom de voz e de conteúdo da conversa – essa é uma das principais habilidades necessárias para avançar na carreira.

3. Chorar
Com ou sem razão, com lágrimas no local de trabalho nenhum profissional se comunica como um líder. Enquanto 59% dos executivos dizem que chorar faz uma mulher parecer ruim para um alto cargo, 63% acreditam que é um grande erro para os homens. “Você tem que ser capaz de controlar suas emoções”, afirmou um executivo bancário aos pesquisadores.

4. Mal-educado
Executivos reforçam a importância em saber se colocar em um ambiente corporativo, por isso, líderes precisam, antes de tudo, ser muito bem educados, para não maltratar possíveis clientes e empregados.

5. Juramento
Geralmente é considerado pouco profissional e desapropriado fazer promessas ou juras sobre atividades ou erros. Líderes devem ser objetivos com seus compromissos e cumpri-los, sem a necessidade em reforçar sua palavra.

6. Flertar
Mesmo que alguns acreditam que flertar pode ser uma vantagem no escritório, quase metade dos executivos afirma que não promoveria um profissional com esse caráter, independentemente de ser homem ou mulher.

PUBLICIDADE

7. Inquietação
Ficar se coçando o tempo todo, brincar com suas roupas ou dispositivos móveis em reuniões faz você parecer pouco à vontade ou como se você não estivesse prestando atenção. Os pesquisadores do estudo descobriram que ficar “remexendo” em geral diminui a sua presença de líder.

8. Evitar contato visual
Para especialistas em linguagem corporal, evitar contato visual faz parecer que você pode estar mentindo ou tem algo a esconder. Se você está em uma reunião, esse hábito também pode dar a impressão de que você está desinteressado. Por outro lado, olhar as pessoas nos olhos faz você parecer mais atencioso e atento ao que você está ouvindo.

9. Ser prolixo
Se você não pode dizer uma frase sucinta e coerente você não vai parecer estar no controle. A mensagem a ser passada também perde o sentido e seu impacto para seus ouvintes. Falar demais também é um erro que deve ser controlado.

10. Rir muito e falar estridentemente
Líderes dizem que rir ou rir demais é um erro de comunicação maior entre as mulheres, e falando estridentemente é um problema particularmente comum para os homens. Riso e tom de voz apropriados são indicadores importantes de seriedade.

 

Acompanhe as cotações de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa
http://www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-imobiliarios/cotacoes