Orçamento: diante de cenário econômico, invista na atualização profissional

Cenário é de demanda por profissionais especializados; pessoas devem reservar parte do orçamento para aprimoramento

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O cenário econômico brasileiro é de expansão, o que faz com que empresas aumentem seu ritmo de produção e cresçam, com a necessidade de contratação de novos profissionais. Uma pesquisa realizada pela consultoria Laerte Cordeiro aponta aumento de 7% na oferta de vagas para gerentes, diretores e presidentes, no primeiro semestre deste ano.

No entanto, um grande problema é que as empresas não encontram pessoas gabaritadas para assumirem estes cargos, o que impede a expansão da produção e, como conseqüência, da economia brasileira. Por isso, é bom que você analise suas contas e veja se parte do orçamento está sendo destinado para a sua formação profissional.

Conhecimento

Trabalhar em uma empresa requer conhecimento. Para isso, é preciso muito estudo, o que implica em gastos maiores em seu orçamento, mas que precisam ser feitos.

Aprenda a investir na bolsa

Muitas vezes, aquela pós-graduação ou mestrado que você está adiando há anos faria a diferença na sua vida profissional. Pense que para ocupar o seu cargo e fazer suas atividades existem muitas pessoas no mercado de trabalho, mas é necessário se atualizar para ter um diferencial.

Ciclo

A situação funciona como um ciclo e é necessário pensar na atualização como um investimento que trará retorno. Você gasta em cursos, palestras, congressos, mas depois consegue um cargo melhor e acaba por ganhar mais.

Ao receber um salário melhor, você gastará a mesma quantia, ou até mais, com a atualização profissional e acabará por subir de cargo. Quanto maior a posição na empresa, menor a concorrência, já que a situação brasileira aponta para uma escassez de mão-de-obra mais especializada.

Cenário econômico

O diretor de óleo e gás da Petrobrás, Ildo Sauer, confirma essa necessidade das empresas brasileiras por pessoas qualificadas. “Nosso maior desafio para crescer não é financiamento, é desenvolver mão-de-obra para continuar com nossa expansão”, disse o diretor à revista Update, da Câmara Americana de Comércio.

Diante deste quadro, percebe-se que esta é a hora para se especializar, porque existem vagas a serem ocupadas e você não estará somente gastando dinheiro, mas investindo em você mesmo.