Mercado de Trabalho

Oportunidade de emprego: 15 empresas com vagas abertas na pandemia

Alguns setores foram beneficiados pela crise e outros sinalizam uma retomada de forma mais sólida, o que vem gerando a busca por mais profissionais

SÃO PAULO – A pandemia trouxe algumas transformações para o mercado de trabalho. A principal delas foi o home office, que foi adotado por várias empresas ao redor do país. É verdade que foi de forma forçada devido aos riscos de segurança, mas com o passar do tempo, muitas empresas entenderam que esse formato poderia ser mais barato e tão produtivo quanto o presencial.

O resultado: somente 7% das empresas brasileiras afirmam que não vão adotar o home office pós-pandemia, de acordo com uma pesquisa da Grant Thornton com 253 executivos brasileiros.

Ainda, para 32% dos executivos a adoção de home office de forma permanente já é certa, enquanto 45% deles disseram estar avaliando seriamente a possibilidade. Outros 15% afirmaram não pretender tornar o home office permanente, mas não descartam tal decisão. A pesquisa não traz o recorte sobre como vai funcionar o home office nas empresas que vão adotá-lo – se será uma ou duas vezes por semana, por exemplo.

“As mudanças na forma como as empresas se relacionam com seus colaboradores foram marcantes. A alta adesão ao home office pelas empresas no Brasil, em linha com o que acontece em diversas partes do mundo, é um exemplo do que seria pouco provável dentro da evolução natural dos negócios no cenário que vivíamos até o início de 2020”, avalia Ronaldo Loyola, sócio da área de Capital Humano, da Grant Thornton Brasil.

Também há efeitos negativos que a pandemia trouxe, como o desemprego. Muitas famílias ficaram sem renda devido à crise sanitária. No fim de julho, o IBGE divulgou que a taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,6% no trimestre terminado em maio, com 14,795 milhões de desempregados no país.

Muitas empresas tiveram que fazer demissões com o objetivo de fazer um corte de custos devido à chegada inesperada da pandemia e paralisação da circulação de pessoas.

Apesar das dificuldades, se em um primeiro momento, muitas empresas tiveram que demitir funcionários ou recorrer às medidas anunciadas pelo governo para sobreviver à crise, passado quase um ano e meio a situação muitas empresas já retomaram as contratações.

A consultoria PwC divulgou na última semana uma pesquisa feita entre outubro de 2020 e março de 2021, que mostra que as contratações aumentaram em 30% na comparação com junho de 2020, com destaque para os setores do Agronegócio e Tecnologia, e 60% das empresas pesquisadas pretendem fazer contratações nos próximos meses.

Ainda, as empresas também diminuíram em 10% a redução de benefícios, de jornada ou da suspensão temporária do contrato de trabalho, além da concessão de férias individuais ou coletivas na mesma base de comparação – o que mostra uma evolução, mesmo que gradual.

PUBLICIDADE

Segundo Lucas Thomaz, diretor de recrutamento e seleção da consultoria Korn Ferry, pontua que alguns setores foram mais fortemente impactados pela pandemia, como turismo, eventos, entretenimento em geral. “A retomada em termos de contratação nesses casos é muito lenta. Não vemos muita demanda”, afirma.

Por outro lado, segmentos como varejo, e-commerce, tecnologia, saúde, agronegócio, energia, recursos humanos e telecomunicações estão buscando talentos em diversas áreas, segundo Thomaz observa na consultoria.

“Apesar da demanda existir, a situação ainda é complexa e sensível. Não posso cravar que estamos passando por um momento de retomada no mercado de trabalho, mas posso dizer que a expectativa é positiva”, diz.

Assim, o InfoMoney separou algumas empresas de capital aberto (no Brasil ou no exterior) que estão com oportunidades em diferentes áreas com vagas para profisisonais iniciantes, trainees e até mais experientes. As vagas são para diferentes regiões do Brasil e as empresas não compartilharam os salários. Em todos os casos basta visitar o LinkedIn das empresas para mais informações.

Confira algumas vagas abertas que o InfoMoney selecionou: 

Americanas (LAME4)

A Americanas tem vagas em diversos braços de negócios. A Americanas S.A. está selecionando profissionais para o Programa de Supervisor do Varejo em todas as regiões do Brasil com oportunidades em unidades físicas da companhia localizadas em diversas cidades dos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também Distrito Federal.

Para concorrer, os candidatos devem ter ensino superior completo com até dois anos de formação em qualquer curso. “Na seleção, vão se destacar os candidatos que gostem de superar desafios, tenham atitude de dono do negócio e interesse pela integração entre o mundo físico e o online”, diz a empresa em nota enviada ao InfoMoney.

Com mais de 2.155 lojas em sua plataforma física, a Americanas oferece salário compatível com o mercado e benefícios como vale transporte, auxílio refeição, plano de saúde e odontológico. O profissional terá acesso a descontos em academias, instituições de ensino e em compras nas unidades físicas da rede em todo o Brasil e em sua plataforma digital, nos sites Americanas, Submarino e Shoptime.

PUBLICIDADE

O processo seletivo acontece 100% online e é composto por triagem curricular, provas de Matemática e Português, além de entrevistas com gestores e o time de Gente. As inscrições devem ser feitas pelo site de contratações da empresa. 

Ainda, a Nexoos, fintech de crédito para Pequenas e Médias Empresas (PMEs), adquirida pela Ame Digital, empresa que faz parte do mesmo grupo que a Americanas, está com cerca de 40 vagas de trabalho para início em até três meses.

As oportunidades são para diferentes áreas da empresa, incluindo vagas para os segmentos de produtos, tecnologia, dados, comercial, crédito, segurança da informação, marketing, operações e finanças.

As inscrições já estão abertas no também no site de contratações da empresa. A depender da vaga o processo seletivo pode ser realizado inteiramente de forma online.

Neste caso, a empresa ressalta que oferece salário compatível com o mercado, além de benefícios, como Gympass, presente em mais de 18 mil academias no Brasil, Posher Benefícios In-Company, com serviços online (aulas de yoga, pilates, mindfulness, consultas com nutricionistas e psicólogos, aulas de inglês, espanhol) para aumentar o nível de bem-estar, plano de saúde, auxílio creche, vale-transporte, entre outros.

Via (VIIA3)

Também no varejo, a Via, antiga Via Varejo, está com mais de 400 vagas abertas devido seu plano de expansão no país. A empresa é dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br e está contratando para várias áreas.

Em destaque está a região de Extrema, em Minas Gerais, localização do novo centro de distribuição da companhia. São mais de 200 vagas na cidade.

Entre os cargos disponíveis estão: conferente, motorista de empilhadeira, assistente de logística e operador de centro de distribuição. Os interessados podem se cadastrar pelo site de contratações da empresa.

PUBLICIDADE

Essas vagas são efetivas e os candidatos precisam ter mais de 18 anos, ensino médio completo ou alfabetizados, e de acordo com a vaga, disponibilidade para trabalhar em escala 6×1, além de habilitação especial para operação de máquinas.

A varejista também está contratando cerca de 200 pessoas para a área de tecnologia. As oportunidades são voltadas para desenvolvimento de software, arquitetura de software, dados, produto, qualidade e agile, desenvolvedor back-End, desenvolvedor front-end, desenvolvedor mobile, entre outros em diferentes níveis de senioridade.

As novas vagas contam com a possibilidade de atuação de forma 100% remota ou híbrida, em um dos hubs da companhia em São Paulo, São Caetano do Sul ou Curitiba.

Os interessados podem se cadastrar pelo site de contratações da empresa.

Magalu (MGLU3)

O Magazine Luiza tem mais de 100 vagas abertas em diversas áreas e localidades. A empresa está buscando vendedores para as lojas físicas, além das áreas corporativas como marketing, jurídico, planejamento estratégico, produtos, financeira.

Há opções em diversos estados para posições remotas e presenciais. Para se candidatar, basta acessar o site oficial da empresa e buscar por vagas de seu interesse.

Segundo a empresa, é crucial que o candidato tenha a cultura da companhia e seja colaborativo.

“Parte importante do processo consiste em uma escala de crenças, com perguntas básicas do dia a dia, para conseguirmos ter uma primeira ideia de como você age em determinadas situações”, explica a empresa.

Ainda, o Magalu ressalta que o candidato será entrevistado por várias pessoas da companhia para que a decisão seja tomada em conjunto.

Mercado Livre (MELI34)

O Mercado Livre está com mais de 500 vagas abertas para áreas de tecnologia, logística, canais de atendimento, comercial, atendimento a parceiros, entre outros. Além disso, há vagas nos braços de negócios como Mercado Pago e Mercado Envios.

A empresa ressalta que busca pessoas que tenham agilidade na aprendizagem e cultura empreendedora. O processo seletivo conta com quatro etapas principais que podem ser feitas de forma digital ou presencial a depender da vaga.

Para se candidatar, basta acessar o site da empresa. 

GPA (PCAR3)

O Grupo Pão de Açúcar (GPA), dono de marcas como Extra, Qualitá, James, Assaí, entre outras, conta com mais de 50 vagas em muitos setores, como marketing, tecnologia da informação, comunicação, comercial, recursos humanos, sustentabilidade, jurídico, entre outras áreas.

Há oportunidades para diferentes níveis de carreira e para trabalhar em São Paulo e São Caetano do Sul.

A empresa ressalta que busca profissionais que trabalhem de forma proativa e em ambientes diversos. Para saber mais sobre as vagas, basta acessar o site da empresa. 

XP Inc.

O grupo financeiro XP Inc. está com mais de 250 vagas abertas para diversas áreas, inclusive com vagas exclusivas para mulheres, como parte do objetivo público da empresa de ter 50% de mulheres em seu quadro geral de funcionários até 2025.

As vagas abrangem diversos níveis de experiência profissional. São funções como analistas, coordenadores, gerentes e supervisores. Há oportunidades para Pessoas com Deficiência (PCD).

Ainda, parte das vagas são remotas, portanto, os profissionais podem se candidatar de qualquer lugar do Brasil ou do mundo, em linha com o programa #XPdeQualquerLugar, que também tem maior inclusão e diversidade entre seus objetivos.

A empresa busca pessoas que querem “transformar o mercado financeiro e querem deixar um legado de melhorar a vida das pessoas”.

A aderência à cultura também é super importante: “ter o sonho grande de transformar o mercado financeiro para algo mais igualitário, ter espírito empreendedor para trabalhar no dia a dia e desenvolver novos projetos, e ter a mente aberta, ou seja, ser humilde e adaptável às mudanças”, conforme explicou Marta Pinheiro, diretora ESG.

Informações detalhadas sobre as vagas e como se candidatar serão divulgadas ao longo do ano, seja pela página de carreiras da XP ou por sua página na rede social LinkedIn.

Movida (MOVI3)

A locadora de carros Movida está com cerca de 100 vagas abertas efetivas ou temporárias, em diversos estados do país.

As vagas abrangem áreas como comercial e vendas, recursos humanos, tecnologia, operações, planejamento, expansão, compras, marketing, entre outras.

A empresa tem como pilares principais: atendimento, inovação e pessoas.

Para mais informações sobre as vagas, acesse o site da empresa. 

Braskem (BRKM3)

A Braskem, produtora de resinas plásticas, está com 61 vagas abertas para profissionais no Brasil. A companhia conta com 41 unidades industriais distribuídas no Brasil, Estados Unidos, Alemanha e México.

Há vagas efetivas e temporárias, para trabalho remoto ou presencial em diversos locais como Camaçari e Salvador, na Bahia, Maceió, no Ceará, São Paulo e Mauá, em São Paulo, entre outros.

Entre as áreas que estão demandando novos funcionários na empresa estão: auditoria interna, tecnologia, comunicação e marketing, financeiro, engenharia de processo, logística, relações institucionais, entre outros.

Para mais detalhes sobre as vagas, basta acessar o site da empresa.

Amazon (AMZO34)

A Amazon está com mais de 320 vagas abertas no país, em diferentes áreas de atuação e estados.

O setor de tecnologia também está demandado na varejista americana: são quase 100 vagas para arquiteto de soluções e desenvolvedores de softwares.

Além disso, os segmentos de recursos humanos, engenharia, operações , marketing, compras, planejamento e finanças e contabilidade também buscam profissionais.

Os interessados podem se candidatar acessando o site [amazon.jobs], onde estão disponíveis todas as informações e requisitos para cada uma das funções.

Heineken

A cervejaria Heineken está com as inscrições abertas para o seu programa de trainee de 2022. Podem inscrever-se profissionais recém-formados de todos os cursos. O salário é de R$ 7,8 mil.

De acordo com a companhia, todos os profissionais contratados passarão por um processo de preparação e de desenvolvimento profissional, que inclui atividades como mentoria, conhecimento do negócio (cultura, estratégia e processos), job rotation, ou seja, movimentações de funções, dentro da área de atuação e desenvolvimento e condução de projetos.

Para participar, o candidato precisa ter formação mínima de dois anos em cursos de bacharelado, tecnólogo ou licenciatura. Demais pré-requisitos incluem inglês intermediário, disponibilidade para mudança e experiência profissional anterior.

Vivo (VIVT4)

A Vivo está com 60 vagas abertas para o seu programa chamado “Novos Talentos Vivo One”. As oportunidades são para São Paulo e a companhia oferecerá um programa de formação para os selecionados, que integrarão o segmento Vivo Empresas, e atuarão no canal de vendas e relacionamento corporativo totalmente digital.

“O Vivo One é um segmento de clientes da Vivo Empresas, com força de vendas dedicada, em formato de relacionamento consultivo e personalizado ‘um a um’, para as empresas”, conforme explica a empresa em nota.

O processo seletivo e a admissão serão digitais. Além disso, a Vivo oferecerá um programa de formação com treinamentos sobre processos, ferramentas e rotinas comerciais, soluções de telecom (Móvel, Fixa e Fixa Avançada), soluções digitais (Cloud, Microsoft, Big Data, IOT, etc), soft skills, além de outros conteúdos de aprendizagem.

O salário é compatível com o que é oferecido no mercado, além de remuneração variável. Entre os benefícios os selecionados terão vale refeição e transporte; plano de saúde e odontológico; seguro de vida; day off de aniversário; smartphone, desconto especial em linha fixa, banda larga, TV por assinatura e apps, mobility (home office), licença parental, espaço para práticas de meditação, e atendimento presencial e online de nutricionistas e psicólogos.

Para concorrer a uma das vagas, os interessados podem acessar o link  no site de contratações da empresa. 

Santander (SANB11)

O Santander está com as inscrições abertas para o seu programa de trainee, que tem início em janeiro de 2022. O salário é de R$ 6,7 mil.

De acordo com o banco, são mais de 100 vagas para trabalhar em São Paulo (SP) e podem se candidatar novos talentos de todo Brasil graduados entre dezembro de 2019 e dezembro de 2021. Não há restrição de cursos nem de universidades.

Com duração de 11 meses, o programa consiste em três rotações dentro das áreas do banco.

Segundo o Santander, após a conclusão do programa, os trainees que apresentarem as melhores performances participarão de um intercâmbio em uma das unidades do banco na América Latina.

Stone (STNE)

A Stone, fintech de meios de pagamentos, também está com vagas abertas: são mais de 500 vagas para  vários dos times da companhia. Há oportunidades no time comercial externo , na área de tecnologia, logística, tesouraria, marketing, conteúdo, vendas,

As vagas são em diversas regiões de São Paulo, também em Minas Gerais, Brasília, Rio de Janeiro, entre outras.

Segundo a empresa, não há data limite para fazer a inscrição nos processos seletivos.

Vale lembrar que a empresa está conduzindo os processos seletivos de forma remota devido à pandemia, e boa parte das vagas são remotas.

Para se candidatar, os interessados devem acessar o site de contratações da empresa ou o LinkedIn.

Cielo (CIEL3)

A adquirente Cielo está com mais de 170  vagas abertas para áreas comerciais, jurídica, de operações, tecnologia, atendimento, entre outros.

Há oportunidades presenciais e remotas e para diversos cargos e níveis de experiências. Majoritariamente as vagas têm localização em São Paulo.

Para se candidatar, os interessados devem acessar o site de contratações da empresa ou o LinkedIn.

Fleury (FLRY3)

O grupo Fleury anunciou que está com cerca de 100 vagas abertas para diversas áreas como atendimento, enfermagem, administração, biomedicina, engenharia, tecnologia, farmácia, comercial, contabilidade e logística.

Há opções para trainee, analista júnior, supervisor, coordenador, e gerência. Em relação à localização, há vagas em São Paulo (capital, Santos e Sorocaba) e Rio de Janeiro.

Para concorrer a uma das vagas, os interessados podem acessar no site da empresa. 

Curso gratuito ensina a ter consistência na bolsa para ganhar e rentabilizar capital. Participe!