Mais da metade dos investidores deve aplicar parte do décimo terceiro

Enquete do portal InfoMoney revela que poupança e investimento é o principal destino do abono de Natal dos internautas

SÃO PAULO – “Qual será o principal destino do seu 13º salário este ano?”. A enquete, disponível no portal InfoMoney durante 10 dias, revelou que, para 54% dos respondentes, a poupança e os investimentos serão o principal destino do abono de Natal, cujo prazo para o pagamento da primeira parcela termina no dia 30 de novembro.

Na comparação com a mesma enquete realizada no ano passado, subiu 7 pontos percentuais o número de pessoas para as quais o principal destino do abono de Natal será poupar/investir. 

Na segunda posição aparece o pagamento de dívidas (18%), seguido pela poupança para arcar com as despesas do início do ano (11%).

PUBLICIDADE

Respostas
Confira, abaixo, as respostas dadas pelos internautas do portal: 

Qual será principal destino do seu 13º salário este ano?
ProblemaRespostas
Poupar/Investir54%
Pagar dívidas18%
Pagar as contas do início do ano11%
Viajar8%
Fazer compras de Natal3%
Reformar a casa3%
Não sei3%

Uso consciente do dinheiro
A grana extra é sempre bem-vinda, principalmente com a proximidade do final do ano, quando os gastos sempre aumentam um pouco mais. No entanto, para que o dinheiro a mais não passe de mocinho a vilão do seu orçamento, o ideal é seguir algumas dicas:

Pague primeiro as dívidas: quem tem dívidas deve, em primeiro lugar, quitá-las, para fugir dos altos juros cobrados atualmente em certas modalidades de crédito. Opte por priorizar as dívidas mais caras e aquelas que podem causar a perda do bem ou o corte de serviço.

Programe-se para as obrigações da virada: é importante reservar parte do abono de Natal para as despesas de início de ano, como pagamento de IPVA, IPTU, matrícula, compra de material escolar etc.

De olho no futuro: aproveite também para “engordar” um pouco mais a sua reserva de emergência, para depois começar a investir, sempre de olho no futuro.

Pense em você também: se dê o direito de se presentear e de presentear pessoas queridas, afinal, você trabalhou o ano todo e merece esse agrado.