Lição de casa: veja dicas para escolha bem-sucedida da faculdade

Quem não quer ter dores de cabeça no futuro, deve tomar os primeiros cuidados antes mesmo de se inscrever no vestibular

Gladys Ferraz Magalhães

Computer keyboard with Yes and No keys

Publicidade

SÃO PAULO – “Que profissão seguir?”, “será que eu vou passar no vestibular?”, “e se eu passar em mais de um, que faculdade escolher?”. Essas são só algumas das dúvidas que passam pela cabeça de quem está terminando o ensino médio e se preparando para a graduação, a respeito dessa última, a Fundação Procon-SP elaborou algumas dicas para que a escolha da faculdade seja bem-sucedida.

De acordo com a entidade, quem não quer ter dores de cabeça no futuro, deve tomar os primeiros cuidados antes mesmo de se inscrever no vestibular. Assim, primeiramente, verifique se o curso é autorizado e reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

A autorização é o que permite a uma instituição de ensino superior implantar e oferecer um curso superior de graduação (bacharelado, licenciatura), superior de tecnologia (tecnólogo), ou sequencial.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O Procon-SP informa que universidades e centros universitários têm autonomia para criar ou fechar cursos sem autorização prévia do MEC, porém as faculdades que queiram criar um curso precisam obter essa autorização previamente.

Reconhecimento
Além da autorização, o estudante ainda precisa verificar se o curso é reconhecido. Nos dois casos, basta consultar o site do Ministério (http://emec.mec.gov.br).

O reconhecimento, explica a Fundação, é uma necessidade legal estabelecida para todos os cursos superiores existentes no país, porém, sua validade é periódica, devendo ser renovada com base nos resultados das avaliações do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior)).

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que os cursos regularmente criados ou autorizados podem abrir inscrições, realizar processos seletivos e receber alunos. Contudo, a situação é transitória, visto que para assegurar o registro do diploma obtido há a necessidade de posterior reconhecimento do MEC.

Outras dicas
Ainda no sentido de fazer a melhor escolha possível, o Procon dá outras dicas: