AO VIVO Analistas sem Censura: Via Varejo ainda tem espaço para subir depois da disparada de 100%?

Analistas sem Censura: Via Varejo ainda tem espaço para subir depois da disparada de 100%?

Economia e investimentos

Homem que se aposentou aos 43 anos revela princípio da independência financeira

Leif Dahleen deixou de trabalhar para sempre aos 43 anos. Ele calculou o quanto seria necessário para manter seus gastos

Homem relaxando tomando vinho no por do sol
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Leif Dahleen iniciou a carreira com um salário alto, afinal, trabalhou por cerca de uma década na carreira de medicina, como anestesista. Por isso, conseguiu economizar e investir uma quantia igual a 25 vezes o gasto anual de sua família. Grande parte, por “acidente”. E foi ai que percebeu que poderia garantir um futuro tranquilo apenas vivendo das economias.

“Eu estava economizando, muitas vezes mais da metade do meu salário, mas nunca soube o porquê de estar economizando. Ocorreu-me que estava fazendo isso para a minha liberdade e eu simplesmente não sabia”, Dahleen escreveu em um artigo para o Business Insider.

Após entender melhor suas finanças, Dahleen elaborou um plano para deixar o trabalho para sempre aos 43 anos. Ele calculou que suas economias e investimentos teriam que ser iguais a pelo menos 36 vezes o gasto anual estimado de sua família, para que seu padrão de vida continuasse inalterável. Em agosto de 2019, Dahleen conseguiu chegar ao tão sonhado montante e se aposentou da anestesia definitivamente.

PUBLICIDADE

Ao longo do caminho, ele criou um blog para documentar seu progresso e compartilhar conselhos financeiros. Embora a situação de Dahleen não seja trivial, ele diz que o primeiro passo para se aposentar cedo é o mesmo, não importa quanto você ganha ou quando decide perseguir a independência financeira: calcule o quanto tem, o quanto ganha e o quanto precisa.

“Há algumas coisas que você deve saber para fazer um plano para seu futuro financeiro”, relata Dahleen ao Business Insider. “Primeiro, calcule seu patrimônio liquido. Em algumas horas é possível fazer esse calculo.”

Como calcular

Seu patrimônio líquido é o que resta depois de subtrair seus passivos (o que você deve) dos seus ativos (o que você possui). Não deve ser confundido com renda – o que você ganha com o seu emprego. Seu patrimônio líquido é uma figura que representa sua capacidade financeira.

“A segunda coisa que você precisa calcular é o seu gasto anual. Você pode estimar isso com base nos extratos do cartão de crédito e nos hábitos da sua conta corrente”, diz Dahleen. “Essa parte é importante porque mostra em números o quanto custa seu estilo de vida anualmente”.

Se você planeja manter seus gastos no mesmo nível depois de sair do trabalho, seu número de economia desejado será simplesmente um múltiplo desse valor. A referência comum é 25 vezes o seu gasto anual, baseado na regra dos 4%. Isso significa que, ao investir um valor igual a 25 vezes dos gastos anuais, é possível retirar 4% desse montante a cada ano a partir de então.

Para exemplificar a situação, se uma pessoa gasta anualmente R$ 40 mil, ela precisaria juntar R$ 1 milhão para se aposentar tranquilamente, sem precisar mudar o padrão de vida ou de gastos. Assim, ela conseguiria manter seus gastos anuais sem problemas por 25 anos.

PUBLICIDADE

Mas é importante ressaltar que suas economias irão deteriorar com o tempo, caso o dinheiro fique parado. Por conta da inflação, o poder de compra diminui gradativamente. O indicado para esses casos é alocar o montante em um produto de investimento que cubra a taxa da inflação, garantindo ganhos reais e mantendo o poder de compra do seu dinheiro.

Dahleen afirma que suas economias eram sempre aplicadas, para que seu dinheiro não sofresse desvalorização. Suas experiências com investimentos podem ser conferidas em seu blog.

“Essas dicas podem parecer um quebra-cabeça, mas o ajudarão a elaborar um plano para alcançar a independência financeira”, diz ele. “É difícil chegar a qualquer destino sem conhecer o seu ponto de partida”.

Está buscando a independência financeira também? Invista. Abra sua conta na XP Investimentos – é grátis