5 atitudes que você deve tomar, se quiser ser milionário

O milionário "self-made" Steve Siebold afirma que construir riqueza é uma habilidade que pode ser aprendida 

Giovanna Sutto

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – O milionário “self-made” Steve Siebold afirma que construir riqueza é uma habilidade que pode ser aprendida. Se trabalhar para isso, pode melhorar. “Como a maioria das coisas na vida, ser bom em atrair dinheiro não é diferente de ser bom em qualquer outra coisa”, afirma o escritor e empresário em seu livro “How Rich People Think”, (“Como as pessoas ricas pensam”, em tradução livre). 

A riqueza, como a fluência em outro idioma, não aparece na sua vida do nada em uma bela manhã. Ficar rico requer um processo de dedicação e trabalho organizado. Para escrever seu livro, Siebold passou 30 anos estudando cerca de 1.200 milionários para desenvolver algumas ideias sobre como eles pensam. 

A partir de sua pesquisa, ele listou 5 atitudes que milionários e bilionários já tomaram para chegar onde estão – também podem funcionar para você. Confira: 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Se acostumar a viver fora da sua zona de conforto 

Se você quer ganhar mais ou progredir na vida, precisa estar disposto a sair de sua zona de conforto. “Os pensadores de classe mundial aprendem desde cedo que se tornar um milionário não é fácil. Eles aprendem a ficar confortáveis ??enquanto operam em um estado de contínua incerteza”, diz Siebold. 

Pisar fora de sua zona de conforto pode significar aceitar um trabalho para o qual você ache um grande desafio, aprender uma nova habilidade ou chamar pessoas para pedir conselhos. 

Negociar seu salário

Pedir um aumento é complicado, mas não receber o que você vale pode significar a diferença entre uma vida de classe média e uma de classe alta. Mas para conseguir o sim, saiba qual a “fórmula mágica”.

Não esbanjar dinheiro à toa

“Eu não comprei meu primeiro relógio ou carro de luxo até que meus negócios e investimentos estivessem produzindo múltiplos fluxos de renda seguros”, afirmou o milionário Grant Cardone, que lutava para sobreviver antes de atingir sete cifras. “Eu ainda estava dirigindo um Toyota Camry quando me tornei milionário. Seja conhecido por sua ética de trabalho, não pelas peças de luxo que você compra”, diz

Siebold concorda com esse estilo de vida. Segundo ele, um dos segredos da riqueza é gastar com sabedoria. Até mesmo Warren Buffett vive de maneira frugal, “nunca gasta mais de US $ 3,17 em um sanduíche de café da manhã”, segundo o escritor.

Outra forma de ganhar mais dinheiro para seguir rumo a riqueza é investindo. Abra uma conta na XP Investimentos. 

Estar disposto a usar o dinheiro de outras pessoas

As pessoas ricas não têm medo de pedir um financiamento. Se eles tiverem uma ótima ideia, “passam a usar o dinheiro de outras pessoas para fazer isso acontecer”, explica Siebold.

“As pessoas ricas sabem que não ter dinheiro na mão para pagar algo não é muito relevante. A verdadeira questão é: ‘Vale a pena comprar, investir ou buscar?’ Se sim, os ricos sabem que o dinheiro está sempre disponível para grandes investimentos, ideia e desempenhos mais rentáveis??”.

Funcionou para o cineasta e milionário Spike Lee. “Não tenho nenhum problema em pedir dinheiro às pessoas. Porque acredito. Acredito em meus talentos, nas habilidades de contar histórias e também nas pessoas com as quais me envolvo nos projetos que faço”, afirmou ele para o site Wealthsimple.

Assumir riscos e estar disposto a cometer erros

Siebold afirma que muitas pessoas não vão para frente, porque deixam o medo impedi-las de tomar decisões importantes. Para alcançar a riqueza, você precisa se arriscar – e se errar, é mais um aprendizado. Não há problema em errar, veja cada oportunidade e novo momento inesperado como uma maneira de aprender novas habilidades.

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.