Finanças e carreira: pontos que autônomo não pode esquecer!

Há pagamento de imposto todo ano e, por isso, é preciso organização; planos de saúde e aposentadoria devem ser feitos!

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – É claro que trabalhar sem vínculo com nenhuma empresa pode ser a melhor opção para profissionais que não se enquadram a regras. Além disso, entre as vantagens estão escolher seus próprios projetos e realizar trabalhos em companhias que interessem. No entanto, ser autônomo também tem seus pontos mais delicados a serem observados, principalmente com relação às finanças.

Organização é essencial

A título de pagamento de impostos, quando se forma uma pessoa jurídica, é preciso organizar documentos. Isso porque você deverá prestar contas ao Governo todo o início de ano. Notas fiscais e gastos com folha de pagamento devem ser considerados.

Tenha uma planilha de cálculo de orçamento. Além disso, é melhor separar sua conta pessoal com a do negócio, para que não se perca. Estimule uma porcentagem do lucro como se fosse seu salário, para não abusar nas despesas pessoais.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Assegure sua saúde

Um ponto complicado de ser autônomo é não contar com aquele plano de saúde empresarial gratuito. E, como com saúde não se brinca e o futuro é imprevisível, é melhor se preparar.

Um autônomo precisa contar com um seguro de saúde. Se a pessoa for a única responsável pelo sustento da família, é com também ter um seguro de vida. É claro que seus gastos poderão aumentar substancialmente com isso, mas, ao menos, sua família estará protegida e você não terá surpresa com contas hospitalares.

Reserve para a aposentadoria

Além de reservar um dinheiro para destinar ao plano de saúde e o do seguro de vida, quando autônomo, você deve pensar também em sua aposentadoria. Isso significar realizar algum tipo de investimento, seja ele uma poupança ou previdência privada, para garantir o pagamento de suas contas depois de decidido se aposentar.