Estagiários e trainees disponíveis agradam apenas 45,9% das empresas

Entre os quesitos que faltam nesses profissionais, companhias apontam responsabilidade e comprometimento

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Menos da metade das empresas está satisfeita com a qualidade de estagiários e trainees disponíveis no mercado de trabalho, revelou pesquisa da Curriculum.

De acordo com os dados, 45,9% das 133 empresas pesquisadas consideraram boa a qualidade desses profissionais, enquanto 35,3% não estão satisfeitas com a qualificação e deram nota entre regular e péssima.

Apenas 18,8% das empresas consultadas disseram que estagiários e trainees disponíveis no mercado são ótimos ou excelentes.

Aprenda a investir na bolsa

Quando analisadas as companhias que contratam esses profissionais, que somam 56,6% do total, 77% afirmaram que os candidatos contratados estão na média do mercado. Outros 13,5% afirmaram que estão abaixo da média e 9,5%, acima da média.

Competências
A responsabilidade e o comprometimento com resultados lideram entre os quesitos deficientes entre estagiários e trainees.

Em relação aos estagiários, as empresas ainda citaram agilidade/objetividade, boa comunicação e pontualidade como qualidades que faltam neles. No caso dos trainees, ainda faltam comportamento adequado e qualificação.

De acordo com o presidente da Curriculum, Marcelo Abrileri, responsabilidade e comprometimento são competências que qualquer empresa necessitará e valores que fazem diferença na hora de uma organização buscar liderança.

“Como são as pessoas que fazem uma empresa dar certo, sempre se buscam colaboradores alinhados com essas qualidades, e isso não se ensina na faculdade”, disse Abrileri.