Comércio pretende efetivar mais de 200 mil temporários de fim de ano

Pesquisa do SPC Brasil e da CDNL mostra que 293,2 mil comerciantes devem contratar temporário para esse período

Edilaine Felix

Publicidade

SÃO PAULO – Três em cada dez empresários brasileiros pretendem contratar trabalho temporário para ajudar nas vendas de fim de ano. Pesquisa encomendada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) revela que 293,2 mil comerciantes devem contratar pelo menos um funcionário temporário para esse período.

Desse total, a expectativa é que 205,3 mil temporários sejam efetivados após o período de vendas de fim de ano. A pesquisa mostra ainda que o profissional mais procurado pelo setor é o vendedor, com idade entre 18 e 24 anos. A amostra inclui comerciantes das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal.

O mais procurado pelo setor
Vendedores serão os mais procurados pelos comerciantes: sete em cada dez lojistas (71%) pretendem contratar esse profissional. Caixas e estoquistas aparecem em seguida, com 26% e 17%, respectivamente. Um destaque da pesquisa, é que 4% dos profissionais mais procurados são cabeleireiros e manicures.

Continua depois da publicidade

Na avaliação do presidente da CNDL, o Natal é característico por beneficiar praticamente todos os segmentos da economia. “O consumidor injeta dinheiro das formas mais variadas possíveis. Ele compra roupas novas, quita dívidas, revisa o carro da garagem e pode até começar uma reforma. Assim, todas as engrenagens giram juntas para fazer a máquina econômica funcionar”.

Perfil do profissional
Segundo o estudo, 55% dos varejistas têm intenção de contratar mão de obra entre 18 e 24 anos, pagando até dois salários mínimos. “É importante ressaltar que é prática habitual do comércio varejista remunerar por comissão de vendas, o que na maioria dos casos multiplica a renda de quem trabalha no setor”, avalia o economista do SPC Brasil, Nelson Barrizzelli.

Entre os entrevistados, 73% dos comerciantes pretende preencher de uma a cinco vagas extras para o fim de ano. O requisito básico para a maioria dessas oportunidades é o ensino médio completo ou experiência anterior no ramo.

Contratação
A pesquisa mostra que 70% dos lojistas pretende efetivar pelo menos um temporário. No entanto, 50% dos comerciantes entrevistados acredita que a maior dificuldade para essa efetivação é encontrar profissionais comprometidos com o trabalho, com dinamismo, pró-atividade e bom trabalho em equipe.

O economista do SPC Brasil ressalta que essa percepção dos contratantes pode ser um reflexo da falta de motivação, principalmente social, da faixa etária buscada para os cargos temporários oferecidos.

Setor
O estudo mostra ainda que o setor de roupas e calçados é o que mais deverá contratar neste período (45%). Em segundo lugar vem o segmento de perfumaria e cosméticos (40%), seguido de artigos diversos (moda esportiva, ótica e brinquedos), com 25% de intenção de contratação extra.

O setor de Papelaria deve ser o que menos irá reforçar o quadro de funcionários, 82% dos lojistas do setor afirmaram que não vão aumentar o número de colaboradores em dezembro.

Dos varejistas que não vão contratar colaboradores temporários, 71% afirma estar satisfeita com a equipe atual. Para o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro Jr, o número de empresários satisfeitos reflete o bom resultado dos esforços que o varejo brasileiro tem feito para treinar e capacitar as próprias equipes.

“O mercado de trabalho experimenta índices baixíssimos de desemprego e crescimento salarial acima da inflação. Isso faz com que boa parcela da mão de obra especializada já esteja empregada. Com a equipe já formada e bem treinada, o varejista muitas vezes opta por fazer um remanejamento interno dos funcionários, transferindo os empregados temporariamente de um setor para outro”, explica.

Acompanhe as cotações de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa
http://www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-imobiliarios/cotacoes