Emprego: PL quer estimular contratação de trabalhadores com mais de 45 anos

Para participar do Programa, os cidadãos deverão ter experiência profissional e pertencer a famílias de baixa renda

SÃO PAULO – Caso o Projeto de Lei 6930/06, do senador Paulo Paim (PT-RS), seja aprovado, os trabalhadores com mais de 45 anos de idade e em situação de desemprego involuntária por mais de seis meses terão ajuda legal para conseguir trabalho.

Segundo informações da Agência Câmara, o Programa Nacional de Estímulo ao Emprego de Trabalhadores Experientes (PNETE) funcionará nos mesmos moldes do programa de primeiro emprego para jovens.

Para participar, os trabalhadores deverão ter experiência profissional, pertencer a famílias de baixa renda, não ter renda de qualquer outra natureza e estar cadastrados nas unidades executoras do programa.

Estímulo aos empregadores

PUBLICIDADE

De acordo com a proposta, os empregadores que contratarem esses trabalhadores receberão até seis parcelas de R$ 200,00 ou de R$ 100,00 por emprego gerado, conforme a renda ou faturamento do empregador no ano-calendário anterior.

Além disso, o projeto estabelece que o empregado não poderá ser demitido antes de um ano da vigência do contrato de trabalho, o que expande o emprego e inibe a rotatividade da mão-de-obra.

De acordo com autor da proposta, a taxa de desemprego entre os trabalhadores mais velhos tem sido a que mais cresce ultimamente. Além disso, o período médio de desemprego cresce mais entre o grupo dos trabalhadores mais velhos.

O projeto, será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.