Demanda interna fará Brasil ter terceiro maior crescimento mundial do PIB

País só perderá para os emergentes China, que terá alta de 9,4% do PIB neste ano, e Índia, com crescimento de 8,6%

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A demanda interna será a responsável pelo crescimento de 6,1% da economia brasileira neste ano, revelaram dados divulgados nesta quarta-feira (6) pela CNDL/SPC Brasil.

O cenário será resultado da expansão do crédito, do aumento dos salários acima da inflação, do controle da inflação – que deve ficar próxima à meta estabelecida pelo governo -, dos investimentos em infraestrutura, como obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e para a Copa do Mundo, e do aumento do poder de compra das classes C, D e E.

Comparação mundial
Com um PIB (Produto Interno Bruto) 6,1% maior neste ano, o Brasil está na terceira posição em crescimento da economia. Em primeiro lugar, está a China, com um avanço da atividade econômica de 9,4% e, em segundo, a Índia (+8,6%), segundo mostra a tabela abaixo:

Crescimento do PIB em 2010
País%
China9,4
Índia8,6
Brasil6,1
Coreia do Sul5
Rússia4,1
México3,8
EUA2,5
Zona do Euro2,4
Japão2

Aprenda a investir na bolsa

 

 

 

 

 

 

PUBLICIDADE

 

 

 

 

 

 

Ainda contribuirão para o posicionamento do Brasil no cenário mundial, de acordo com a CNDL/SPC Brasil, a retomada do comércio exterior – com vendas maiores e preços dos produtos exportados em alta – e os investimentos estrangeiros que continuarão a ingressar no País.