Demanda interna fará Brasil ter terceiro maior crescimento mundial do PIB

País só perderá para os emergentes China, que terá alta de 9,4% do PIB neste ano, e Índia, com crescimento de 8,6%

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – A demanda interna será a responsável pelo crescimento de 6,1% da economia brasileira neste ano, revelaram dados divulgados nesta quarta-feira (6) pela CNDL/SPC Brasil.

O cenário será resultado da expansão do crédito, do aumento dos salários acima da inflação, do controle da inflação – que deve ficar próxima à meta estabelecida pelo governo -, dos investimentos em infraestrutura, como obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e para a Copa do Mundo, e do aumento do poder de compra das classes C, D e E.

Comparação mundial
Com um PIB (Produto Interno Bruto) 6,1% maior neste ano, o Brasil está na terceira posição em crescimento da economia. Em primeiro lugar, está a China, com um avanço da atividade econômica de 9,4% e, em segundo, a Índia (+8,6%), segundo mostra a tabela abaixo:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Crescimento do PIB em 2010
País %
China 9,4
Índia 8,6
Brasil 6,1
Coreia do Sul 5
Rússia 4,1
México 3,8
EUA 2,5
Zona do Euro 2,4
Japão 2

Ainda contribuirão para o posicionamento do Brasil no cenário mundial, de acordo com a CNDL/SPC Brasil, a retomada do comércio exterior – com vendas maiores e preços dos produtos exportados em alta – e os investimentos estrangeiros que continuarão a ingressar no País.