AO VIVO Acompanhe a Maratona Full Trader e faça da bolsa sua nova fonte de renda

Acompanhe a Maratona Full Trader e faça da bolsa sua nova fonte de renda

Criação do Visto Mercosul libera passagem de trabalhadores no bloco

Proposta estabelece concessão de vistos no Mercosul para profissionais de nível superior, artistas e desportistas

SÃO PAULO – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional apresentou o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 2374/06, que prevê a criação do “Visto Mercosul”.

Segundo informações da Agência Câmara, a proposta pretende liberar aos gerentes, diretores-executivos, administradores, diretores, gerentes-delegados ou representantes legais, cientistas, pesquisadores, professores, artistas, desportistas e jornalistas a concessão de visto para prestar serviços em qualquer país do bloco.

Sobre o visto

A proposta é originária da Mensagem 799/06, que estabelece a permissão de vistos no Mercosul para profissionais de nível superior, artistas e desportistas.

Com isso, o portador do documento poderá ter livre circulação nos países do Mercosul durante dois anos, podendo o visto ser prorrogável por mais dois anos. Porém, será exigida apresentação de contrato de trabalho, emitido no país de origem ou de destino.

O interessado fica liberado de comprovação de qualquer necessidade financeira.

O projeto tramita em regime de urgência e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviços Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.